Na última segunda-feira (20), jogadores do Ohio State Buckeyes louvaram a Deus após a vitória no campeonato nacional de futebol universitário contra o Notre Dame Fighting Irish.
Will Howard e Jack Sawyer foram peças chaves durante as competições eliminatórias do College Football — principal campeonato nacional de futebol americano universitário nos Estados Unidos — para levar o time à vitória no campo do Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, Geórgia.
No entanto, apesar de suas habilidades no jogo, a fé dos atletas chamou atenção.
"Primeiramente, tenho que dar a glória e o louvor ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eu não estaria aqui sem ele", disse Howard à Fox News.
"Eu não estaria aqui sem meus companheiros de equipe, sem minha família, sem todos que apostaram em mim em Downingtown, Pensilvânia, estou sem palavras agora", acrescentou.
Howard também glorificou a Deus ao receber o prêmio de MVP Ofensivo (jogador mais valioso no ataque):
"Estou feliz que Deus me deu a oportunidade de ser um Buckeye".
Ver essa foto no Instagram
‘O Senhor fez algo especial’
Já Sawyer pareceu surpreso ao falar sobre como ele e seus companheiros de equipe voltaram à escola para ganhar o campeonato nacional.
"Essa é a melhor sensação que já senti na minha vida. É exatamente isso que tínhamos imaginado. Nós apenas agradecemos a Deus por nos dar a habilidade para fazer isso, através dos altos e baixos. Ele estava conosco do nosso lado e nós sabíamos disso. Superamos a adversidade e, cara, isso é tão bom", declarou ele.
Cody Simon foi nomeado o MVP Defensivo (jogador mais valioso na defesa) do jogo. Ao receber o prêmio, ele também declarou sua fé em Deus.
"O Senhor fez algo especial neste time e nós somos muito gratos. Eu amo todos os caras aqui, eles deram o máximo de si este ano inteiro", afirmou Simon.
A fé de ambas as equipes foi demonstrada antes do campeonato.
O quarterback do Notre Dame, Riley Leonard, afirmou antes do jogo que foi a fé dos jogadores em Deus que os guiou até a disputa pelo título nacional.
"Eu realmente acho que as coisas acontecem por uma razão. Não só nós, mas o Ohio State também. Acho que somos os dois principais times que mais demonstram publicamente nossa fé", disse ele ao Sports Michiana.
"Não sei se o que nos colocou aqui é algum ensinamento divino. Mas, eu realmente acredito que Jesus estava olhando por cima dos nossos ombros durante toda a temporada e colocou esses dois times em um pedestal por um motivo", concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Mudanças no esporte
O Ohio State Buckeyes se destacou em uma temporada marcante para o futebol universitário, conquistando o título nacional de 2025 ao vencer Notre Dame por 34 a 23.
A vitória marcou a 9ª conquista nacional da equipe e a primeira desde a ampliação do College Football Playoff para 12 times — uma mudança significativa que alterou as dinâmicas da competição.
Além disso, a temporada foi influenciada pelo portal de transferências e pelas novas oportunidades de monetização para os atletas, por meio de acordos de nome, imagem e semelhança (NIL).
A temporada 2024-2025 marcou a estreia do sistema de 12 times no College Football Playoff, uma das maiores transformações no esporte em anos. A expansão promoveu mais inclusão e criou novas chances para diversos programas competirem pelo título nacional.
Com o aumento de rodadas e maior visibilidade, o novo formato gerou novas fontes de receita para conferências, equipes e atletas, solidificando o futebol universitário como um dos principais esportes nos Estados Unidos.
O Ohio State, que em temporadas poderia não ter sido incluído no playoff, aproveitou o novo sistema para garantir sua vaga entre os últimos classificados.
O técnico Ryan Day enfatizou a importância do formato expandido, que permitiu a sua equipe mostrar seu potencial em uma competição mais longa e desafiadora. Ao longo de quatro rodadas, os Buckeyes enfrentaram adversários de alto nível, incluindo uma vitória surpreendente sobre o Alabama nas semifinais.