
O pastor Lamartine Posella, líder da Yah Church em São Paulo e um dos maiores influenciadores evangélicos nas redes sociais, publicou um vídeo com advertências sobre a inteligência artificial (IA).
Nele, Posella compartilha três alertas "da parte de Deus" sobre o impacto da IA na vida das pessoas e na sociedade.
Ver essa foto no Instagram
Em um momento em que a tecnologia avança a passos largos, a inteligência artificial tem gerado debates em diversas esferas da vida humana. Segundo o pastor, "estamos muito próximos de um tempo que será completamente transformado pela inteligência artificial".
Solidão e relacionamentos
O primeiro alerta de Deus, segundo o pastor Posella, se refere à declaração de Mark Zuckerberg sobre solidão e relacionamentos na era digital.
O pastor menciona que, segundo o fundador do Facebook, o "americano médio tem no máximo três amigos, mas gostaria de ter 13" e, em um futuro próximo, esses 10 amigos adicionais serão virtuais, criados pela inteligência artificial.
O pastor destaca que esses "amigos" terão uma capacidade impressionante de compreensão e empatia, mas não possuirão o Espírito Santo.
Ele alerta que milhões de pessoas serão influenciadas por essas presenças virtuais em suas decisões, valores e crenças, sem o discernimento espiritual necessário.
Posella enfatiza que a IA, sem a orientação do Espírito Santo, poderá transformar profundamente a maneira como as pessoas se relacionam e tomam decisões.
Nova religião e engano
O segundo alerta trata da capacidade da inteligência artificial de criar e manipular uma religião.
Ele diz que com o poder de armazenar imensos volumes de dados – como fotos, palavras, discursos e outros materiais – a IA poderá combinar elementos de diversas crenças e construir uma religião híbrida.
O pastor acredita que isso dará origem a uma religião sincrética que, embora pareça atraente para muitos, será enganosa e afastará as pessoas de Deus.
Ele enfatiza que, com tantos dados à disposição, a IA terá o potencial de manipular e distorcer verdades espirituais, criando uma falsa "religião" que, em vez de aproximar as pessoas de Deus, as afastará.
Manipulação de comportamentos
O terceiro alerta diz respeito à crescente presença de aparelhos inteligentes e dispositivos conectados à IA em todos os aspectos da vida cotidiana.
O pastor Posella ressalta que, em breve, estaremos constantemente monitorados por dispositivos em nossas casas, carros e até mesmo nas ruas.
Segundo ele, esses aparelhos estarão atentos às nossas palavras, sentimentos, reações, erros e arrependimentos, armazenando essas informações para possivelmente serem usadas contra nós.
Posella demonstra preocupação com o uso desses dados para manipular comportamentos, criar falsas narrativas e influenciar decisões de maneira prejudicial.
“A Bíblia diz que os últimos dias serão tempos de engano e apostasia, eu creio que isso será irreversível”, declarou.
“Esse alerta não é para que a gente resista a esta existência, porque isso vai acontecer, mas para que nós saibamos como viver. E sobretudo buscando a Deus para que o Espírito Santo nos revele toda a verdade e nos impeça de cair no engano”.