O que está por trás da maioria das lutas que enfrentamos? O pastor Joel Engel responde de forma precisa: o que acontece no mundo físico é reflexo do que acontece no mundo espiritual.
“O mundo espiritual é mais real do que o natural. Faça um teste: logo após acordar, tente prestar atenção nos seus primeiros pensamentos. Quantas vezes, antes mesmo de começar o dia, pensamentos negativos já surgem?”, questionou o pastor durante pregação nesta terça-feira (3).
“Isso é um reflexo da luta espiritual em torno da nossa mente”, ele esclarece.
Engel apontou que um dos exemplos disso foi vivido pelo profeta Eliseu. Durante uma guerra contra o exército sírio, o rei da Síria acreditava que havia um espião entre seus oficiais, pois seus planos sempre eram frustrados. No entanto, era Eliseu quem, por revelação de Deus, revelava as estratégias dos inimigos ao povo de Israel. Certa vez, o profeta foi cercado pelo inimigo em Dotã (2 Reis 6).
Seu servo ficou apavorado, mas Eliseu respondeu com uma poderosa declaração: “Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2 Reis 6:16)
Engel comentou: “Diante desse cenário, Eliseu fez duas orações inusitadas, que nos ensinam lições profundas sobre o mundo espiritual.”
Primeira oração: Abrir os olhos para o sobrenatural
Eliseu pediu: “Senhor, abra os olhos dele para que veja.” (2 Reis 6:17)
O servo, então, enxergou algo extraordinário: os montes ao redor estavam cheios de cavalos e carros de fogo, um exército celestial em defesa de Israel.
“Muitas vezes, os olhos naturais são os maiores inimigos da visão espiritual”, observou Engel. “A verdadeira visão é aquela que vem pelo espírito, pelos olhos da fé. Quando só olhamos para o que é visível, somos tomados pelo medo e pela dúvida. Mas a fé nos permite enxergar além do natural e ver o que Deus está fazendo no invisível.”
Segunda oração: Ferir os inimigos com cegueira
Eliseu, então, orou novamente: “Fere este povo de cegueira.” (2 Reis 6:18)
“Essa passagem nos ensina que existem dois mundos: o físico, que vemos, e o espiritual, que não vemos”, ensina Engel. “E o espiritual é muito mais real do que o material.”
De acordo com o pastor, Eliseu confiava em Deus porque ele tinha plena consciência do sobrenatural. “Ele enxergava pela fé e sabia que o exército celestial era maior do que qualquer inimigo. Se hoje você pudesse abrir os seus olhos espirituais, veria que há muitos mais anjos ao seu favor do que forças contra você.”
Tendo isso em vista, qual a melhor forma de combater o inimigo? “Confrontando”, responde Engel. “Se você for paralisado pelo medo, já perdeu. Mas se você se lançar, tendo a convicção de quem Deus é, você vencerá!”
Por fim, o pastor incentiva: “2025 será o ano do sobrenatural! Deus está nos chamando para enxergar além do que os olhos veem e viver pela fé.”
Veja a pregação completa: