Bálsamo de Gileade, mencionado na Bíblia, é reencontrado em semente de 1000 anos

A semente da espécie Commiphora foi plantada por uma pesquisadora de Israel, que descobriu que a planta produz a resina medicinal usada nos tempos bíblicos.

fonte: Guiame, com informações de Christian Daily

Atualizado: Sexta-feira, 6 Dezembro de 2024 as 10:14

A planta da espécie Commiphora. (Foto: Divulgação/Guy Eisner/Nature Communications Biology).
A planta da espécie Commiphora. (Foto: Divulgação/Guy Eisner/Nature Communications Biology).

Pesquisadores reencontraram o bálsamo de Gileade, mencionado na Bíblia, em uma semente de 1000 anos, no norte do deserto da Judeia, em Israel.

A semente foi encontrada em uma caverna em Lower Wadi el-Makkuk por arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém, durante explorações de 1986 a 1989.

A semente milenar achada há quase 30 anos foi armazenada na universidade até ser plantada pela Dra. Sarah Sallon, membro do Projeto de Plantas Medicinais do Oriente Médio (MEMP), dentro de uma estufa no Centro de Agricultura Sustentável em Israel, em 2010.

Apelidada de “Shema”, a semente brotou e se transformou em uma árvore. Após ser analisada, a semente foi identificada como uma planta produtora da resina Bálsamo de Gileade, citada em várias passagens da Bíblia.

A semente da espécie Commiphora, pertencente à mesma família do incenso e da mirra, foi datada entre 993 dC e 1202 dC.

Segundo os pesquisadores, os "triterpenos pentacíclicos" presentes na planta revelam que o Bálsamo de Gileade era usado para fins medicinais, como cicatrização de feridas, anti-inflamatórios, antibacterianos, antivirais e antitumorais.

"O bálsamo bíblico, provavelmente o produto de uma espécie local, foi associado à região histórica de Gileade, no vale do Rift do Mar Morto-Jordão, uma área montanhosa e ricamente florestada na antiguidade com um vale fértil inferior intensamente cultivado ao longo da história", afirmou a revista Communications Biology.

"Localizada na margem leste do rio Jordão, entre o rio Yarmuk e o extremo norte do Mar Morto, Gileade hoje ocupa a região noroeste do Reino Hachemita da Jordânia”, acrescentou.

Citado na Bíblia

O bálsamo reencontrado pelos arqueólogos é mencionado nas Escrituras em Jeremias 8:22: "Não há bálsamo em Gileade? Não há médico lá? Por que, então, não há cura para a ferida do meu povo?".

E em Jeremias 46:11: "Suba a Gileade e pegue bálsamo, Virgem Filha Egito. Mas você tenta muitos remédios em vão; não há cura para você”.

Assim como em em Gênesis 43:11: "Então seu pai Israel lhes disse: 'Se for necessário, então façam o seguinte: coloquem alguns dos melhores produtos da terra em suas bolsas e levem-nos ao homem como presente, um pouco de bálsamo e um pouco de mel, algumas especiarias e mirra, algumas nozes de pistache e amêndoas’”.

veja também