Pastor dá dicas práticas para manter um devocional diário: “Tenha hora marcada”

Joel Engel afirma que disciplina e constância são fundamentais na vida cristã.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 13 Fevereiro de 2026 as 5:10

(Foto ilustrativa: Pexels/Tima Miroshnichenko)
(Foto ilustrativa: Pexels/Tima Miroshnichenko)

Por que separar um período para buscar a Deus, todos os dias, é essencial na vida do cristão? O pastor Joel Engel, autor do livro “Devocional 365 Dias com Deus”, explica que o Senhor criou o ser humano para encontros diários com Ele.

“Quando nós lemos a Bíblia, já em Gênesis, vemos que Adão tinha encontros diários com Deus. O Senhor, todos os dias, visitava, conversava, tinha encontros especiais com Adão. Então aqui já começa o primeiro exemplo. É o modelo de como Deus quer esse relacionamento conosco: diário”, disse ele em entrevista ao Guiame.

Engel observa que a própria Bíblia é, na verdade, o registro da “história de pessoas que tiveram um encontro com Deus”. 

“Deus começa a estabelecer que tipo de relacionamento Ele quer ter quando pede o amor — Ele ama de todo coração e exige também o amor de todo o coração”, disse.

Amar a Deus em todo tempo

Joel Engel diz que a vida com Deus deve ser integrada à rotina diária — e isso é reforçado no Shema, a principal oração do povo judeu, que está em Deuteronômio 6‬:‭5‬-‭7‬:

“Ame ao Senhor, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam no seu coração. Ensine‑as com persistência aos seus filhos. Fale sobre elas quando estiver sentado em casa e quando andar pelo caminho; quando se deitar e quando se levantar.”

E explica: “Desde deitar, levantar, sentar, caminhar… o tempo inteiro. Isso mostra o quanto Deus deseja esse encontro e relacionamento.”

Ele também relembra o exemplo de Jesus:

“Jesus foi a pessoa que mais teve comunhão com Deus, o Pai do Céu. Ele repetiu essas palavras: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração’. E nós vemos Jesus marcando encontros de madrugada com Deus.”

As práticas judaicas de oração

Entre todos os personagens bíblicos, Engel destaca Davi como um modelo de intimidade com Deus.

“Davi, o homem segundo o coração de Deus, tinha pelo menos sete encontros diários com Deus. Ele acordava de madrugada para falar e orar.”

O pastor também compartilhou sua própria rotina devocional — que começa sem o despertador: 

“Sempre às 5:30 da manhã Deus me desperta. E eu imediatamente faço a primeira oração do dia. É uma oração curta, agradecendo a Deus pela vida”, conta. “Quando nós acordamos, Deus devolveu a vida. Então a primeira oração em Israel é a oração de agradecimento, chamada Modeh Ani, quando ainda se está na cama.”

Joel Engel menciona ainda as três orações diárias associadas aos patriarcas:

“A oração da manhã é chamada oração de Abraão. A da tarde, oração de Isaque. E a da noite, a oração de Jacó, que pode durar a noite toda — é uma oração de guerra.”

“Comece com um minuto”

O pastor reconhece que muitos cristãos enfrentam dificuldades para manter constância em meio à correria da rotina moderna.

“Muitos estão correndo, atarefados no dia a dia e não têm muito tempo. Muitos não sabem o que orar ou como orar e esgotam seus repertórios em poucos minutos.”

Foi pensando nessa realidade que ele lançou o livro “Devocional 365 Dias com Deus”.

“Ali no livro, a pessoa abre e pode fazer 365 orações pelo menos no ano. Pode repetir várias vezes. Estará lendo os Salmos e acompanhando um pouco da vida de Davi.”

O pastor então deu conselhos práticos de para uma vida devocional:

“Adquira esse hábito, essa rotina. Exija de você mesmo e tenha horas marcadas. Comece pelo menos com um minuto. Você já fez alguma coisa.”

E conclui: “Ocupe seus pensamentos logo cedo com a oração, busque comunhão com Deus e peça que você queira cada vez mais ter encontros com Ele. Sua vida nunca mais será a mesma.”

O livro “Devocional 365 Dias com Deus” pode ser adquirido aqui.

veja também