O pastor Rick Warren, fundador da Igreja de Saddleback na Califórnia e autor do best-seller “Uma vida com propósitos”, encorajou os jovens no The Send Brasil a investirem suas vidas em Jesus.
“Você não está aqui por acaso. Deus sabia, mil anos antes mesmo de você nascer, que você estaria aqui hoje. Ele tinha um plano. E a sua vida está prestes a mudar”, disse o pastor.
Rick declarou que muitos participantes vão encontrar Jesus pela primeira vez e outros vão entender de maneira profunda o que significa “viver de verdade”.
“Tem três coisas que você pode fazer com a sua vida. Você pode desperdiçar a sua vida, gastar a sua vida ou você pode investir”, afirmou ele.
Conforme o pastor, os jovens podem desperdiçar a vida fazendo dinheiro, se tornando famosos, buscando prazer e sendo populares.
“Mas, nenhuma dessas coisas vai durar. O maior uso da sua vida é investi-la em algo que vai durar além da sua própria vida”, explicou ele.
‘Você foi feito por Deus e para Ele’
Rick orientou que os jovens precisam de algo maior do que eles para viver: “Você não é um motivo bom o suficiente para levantar de manhã. Você foi feito por Deus. Ele te ama de uma maneira incrível. Você foi feito para Ele. E até que você entenda isso, a vida não vai fazer sentido”.
O pastor falou sobre o conceito de “vida boa”, citando a Califórnia, estado onde vive, próximo a Hollywood. Segundo ele, na visão cultural da região, uma vida considerada ideal costuma estar associada a três coisas: boa aparência, bem-estar emocional e a conquista de bens materiais.
“Existe um problema com essa vida boa: ela não é boa o suficiente. Você foi feito para mais do que isso. Você foi feito para uma vida melhor”, afirmou ele.
“Se você quer a bênção de Deus sobre a sua vida, se você quer o poder de Deus na sua vida, se você quer a unção de Deus na sua vida, você precisa se importar com aquilo que Deus mais se importa. Ele quer que os seus filhos perdidos sejam encontrados”, acrescentou.
Falando sobre propósito, o pastor disse que Deus nunca fez uma pessoa que Ele não amasse e para a qual Ele não tivesse um plano.
“Quando você realmente conhece Deus, e conhece o seu filho, Jesus Cristo, três coisas acontecem: O seu passado é completamente perdoado. No seu presente, você recebe um propósito para a sua vida. E no seu futuro, você recebe um lar nos céus. Ninguém mais pode te oferecer essas coisas”, relatou Rick.
Vivendo o chamado de Deus
O pastor destacou a dimensão do The Send, afirmando que participantes reunidos em cinco estádios pelo Brasil, além do público que acompanha online, fazem parte de um movimento com impacto que vai além do país.
Segundo ele, que já pregou em estádios de 165 nações, o encontro representa um marco significativo não apenas para o Brasil, mas também para o mundo.
“Deus tem a sua mão sobre esta nação. Deus tem a sua mão sobre esta geração. E as coisas vão mudar neste mundo. E hoje, parte disso começa com você”, declarou ele.
Rick destacou que o The Send tem base no conceito bíblico de “envio”, tema central das Escrituras e ao chamado à Grande Comissão. Ele também citou o texto de Romanos 10:14, reforçando que a mensagem precisa ser pregada para que as pessoas se rendam a Jesus.
“Um dia, quando você estiver diante de Deus no céu, uma das perguntas que Ele vai te fazer será: ‘Você foi aonde o Meu Filho queria te enviar?’. Para que o incrédulo seja salvo, os cristãos precisam ser enviados”, declarou o pastor.
“Quando eu finalmente entendi o que significava ser enviado, eu agarrei essa oportunidade. Eu queria que a minha vida valesse alguma coisa. Eu queria que a minha vida tivesse significado”, acrescentou.
Segundo o pastor, existem três níveis de vida: o primeiro nível é o nível da sobrevivência. Para as pessoas que estão nesse processo, ele declarou: “Deus tem mais para você”.
O segundo nível é o nível do sucesso, onde muitos priorizam prazeres e bens materiais. O nível mais alto é o nível do significado:
“É quando você sabe que a sua vida importa. É quando você entende que está fazendo diferença com a sua vida. E isso começa quando você pega todas as áreas da sua vida e entrega a Cristo”.
E continuou: “Você entrega tudo isso a Cristo. E em troca, Ele perdoa o seu passado, te dá um propósito para o presente, e te dá um lar nos céus. Esses são os três benefícios da salvação”.
‘Quero viver por uma causa maior’
Rick observou que o chamado missionário não é sobre a quantidade dos que serão enviados, mas na disposição da Igreja em cumprir o ide:
“Não é pecado ser uma igreja pequena. É pecado ter uma visão pequena. Isso não é sobre quantidade. Isso é sobre obediência. Deus não está procurando grandes igrejas. Deus está procurando igrejas obedientes”.
E continuou: “A Bíblia diz, em 2 Coríntios, que todos nós somos embaixadores de Cristo. Nós fomos enviados para falar em nome Dele. Agora, deixa eu te fazer uma pergunta muito prática: ‘Para onde Deus quer te enviar?’”.
Citando Marcos 16, o líder destacou que o chamado de Jesus para anunciar o Evangelho se estende a todos os lugares. Enquanto alguns são enviados para outras nações e culturas, o pastor afirmou que a maioria das pessoas é chamada a cumprir o ide no contexto em que estão inseridas.
“Você só precisa estar disponível. Uma vez que você foi salvo, o próximo passo é dizer: ‘Eu quero ser enviado. Eu quero viver pela maior causa do mundo. Uma causa que vai durar mais do que a minha própria vida”, relatou ele.
“Se você estiver falando sério, se prepare para a aventura da sua vida. Quando Deus quer mudar o mundo, Ele começa com pessoas comuns que dizem ‘sim’. O Senhor sempre usa pessoas disponíveis. Juntos, nós podemos alcançar o mundo inteiro”, acrescentou.
Por fim, Rick enfatizou o The Send não é apenas um evento, é um estilo de vida. Ele alertou que o cristianismo não foi feito para ser algo passivo, mas para ser vivido em movimento.
“Você está disposto a dizer: ‘Deus, envia-me?’. Porque quando você faz essa oração, Deus leva isso muito a sério, a sua vida nunca mais é a mesma. Quando você vive com propósito, até a dor faz sentido. Até as dificuldades têm significado. Até os desafios se tornam parte da história que Deus está escrevendo através da sua vida”, afirmou ele.
Rick concluiu sua mensagem encorajando a juventude a buscar primeiramente o Reino de Deus e a viver uma vida com propósito eterno:
“A maior tragédia da vida não é morrer cedo. A maior tragédia da vida é viver sem propósito. Você pode sobreviver. Você pode ter sucesso. Mas se você não viver com significado, algo sempre vai faltar. Deus te criou para mais. Deus te criou para fazer diferença. Deus te criou para viver pela maior causa do mundo. Uma causa que vai durar mais do que a sua própria vida”, concluiu.
Assista a transmissão do The Send Brasil 2026 na íntegra: