Durante sua participação no The Send Brasil, o pastor Luciano Subirá afirmou que qualquer avivamento precisa começar pela transformação pessoal, tendo como fundamento o engajamento com a Palavra de Deus.
Subirá iniciou sua pregação glorificando a Deus pela Bíblia ser um dos pilares do movimento.
“Isso diz respeito à necessidade de não apenas promovermos um avivamento ou uma reforma coletiva, mas de começarmos, antes de tudo, pela transformação pessoal. E, para isso, uma das grandes necessidades é o nosso engajamento bíblico”, afirmou o pastor.
Refletindo sobre a passagem bíblica em Colossenses 3:16, ele destacou que há uma ordem clara: “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo”.
“Precisamos entender que isso é uma necessidade. Não apenas porque precisamos estar cheios da Palavra — que é o conteúdo da mensagem que pregamos — mas porque, antes de transbordá-la, precisamos compreender que o propósito primário é aquilo que a Palavra faz em nós”, disse Subirá.
‘Antes das boas obras, vem o aperfeiçoamento da Palavra’
Com base em 2 Timóteo 3:16-17, o pastor explicou que as Escrituras são instrumento de Deus para ensinar, corrigir, aperfeiçoar e preparar o cristão.
“Antes da boa obra, vem o aperfeiçoamento da Palavra em mim e em você. Na lógica bíblica, primeiro somos transformados; depois, transbordamos aquilo que recebemos”, disse ele.
Em seguida, Subirá destacou três aspectos de engajamento bíblico:
1. Encha-se da Palavra
Voltando a falar de 2 Timóteo 3:14-15, que diz: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste, e que desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem tornar-te sábio para a salvação em Cristo Jesus”.
Ele ressaltou o exemplo de Timóteo, comprometido desde jovem com a Palavra de Deus:
“Timóteo foi um ministro singular. Porque a Palavra estava nele, ela pôde operar nele e, depois, transbordar através dele. Esse é o ponto de partida. Jesus chamou a Palavra de alimento: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’. Se alimentamos o corpo todos os dias, por que com o espírito deveria ser diferente?”, destacou Subirá.
E continuou: “Eu creio que a nova geração irá mais longe do que qualquer geração anterior. Mas isso exigirá entrega, e uma marca clara: sermos um povo cheio da Palavra”.
Nesse momento, desafiou a nova geração a desenvolver disciplina e organização na leitura bíblica.
2. Seja aperfeiçoado pela Palavra
No segundo aspecto, Subirá afirmou que o contato com as Escrituras deve levar ao aperfeiçoamento espiritual, e não apenas a adquirir conhecimento.
“Não é leitura por leitura, nem conhecimento por conhecimento. É propósito. A Bíblia é instrumento de salvação. Mas, depois da salvação, todo crescimento e santificação dependem da Palavra”.
“Não há avanço na fé sem ela. A Palavra alimenta o espírito e fortalece a nova natureza”, acrescentou.
Ele também relembrou a passagem bíblica de 1 Pedro 2:2 e explicou que as Escrituras alimentam o espírito, fortalecem a fé e promovem maturidade.
“Sem alimento, não há crescimento. A Palavra também alimenta a fé. Ela restaura a alma. Renova a mente, aperfeiçoa todas as áreas da vida e traz direção: ‘Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho’. (Salmos 119:105)”.
3. Proclame a Palavra
Neste aspecto, Subirá destacou que, depois de serem cheios e aperfeiçoados pela Palavra, os cristãos podem avançar para proclamá-la.
“É uma das razões pelas quais o The Send existe: provocar você a atender um chamado. Não importa onde Deus vai te enviar. E nós declaramos profeticamente: o Brasil será um celeiro missionário para todas as nações”, disse ele.
Contudo, ele afirmou que para cumprir este chamado, há uma mensagem que foi confiada aos cristãos pelo próprio Deus:
“Paulo resume isso em 2 Timóteo 4.2: ‘Prega a Palavra, insta a tempo e fora de tempo, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina’”.
E continuou: “Pregar a Palavra não é apenas anunciar Boas Novas. Inclui correção, discipulado, ensino e doutrina. Há muito pregador sem conteúdo hoje. Há muita bobagem sendo dita, não porque Deus não esteja chamando, mas porque muitos não se encheram da Palavra. Se a boca fala do que está cheio o coração, então quem se enche da Palavra irá transbordá-la”.
‘Você pode acessar sabedoria espiritual voltando à fonte: a Palavra de Deus’
O pastor citou o exemplo de Jesus, que ensinava seus discípulos antes de enviá-los e exortou que a Palavra “precisa ser conhecida, compreendida, vivida e proclamada”.
“Alguém disse que devemos ser cheios da Palavra como uma esponja cheia de água. Quando toca, o que sai? Água. Assim é quem está cheio da Palavra. Jesus é o nosso modelo”, disse Subirá.
“Toda vez que Satanás o tentou, Ele respondeu: ‘Está escrito’. Não importa o seu nível de escolaridade. Você pode acessar sabedoria espiritual voltando à fonte: a Palavra de Deus”, acrescentou.
Após enfatizar a responsabilidade dos cristãos na missão, ele afirmou que, depois de cada um cumprir sua parte, é necessário confiar que Deus atuará de forma sobrenatural, cooperando com graça, unção e autoridade espiritual, confirmadas por sinais e milagres.
“Uma nova onda de curas e milagres varrerá o Brasil, de forma ainda mais intensa do que já vimos. Mas os milagres acompanham a proclamação da Palavra. Os sinais seguem a Palavra. A Bíblia diz que Deus cooperava com eles, dando testemunho da Palavra”, destacou ele.
E finalizou com um apelo: “Eu oro para que, como em Éfeso, vivamos isso no Brasil: a Palavra do Senhor crescia e prevalecia. Crescer fala de expansão. Prevalecer fala do lugar que a Palavra ocupa na minha e na sua vida. Faço um apelo ao seu coração: comprometa-se com as Escrituras. Faça a sua parte”.
Assista a transmissão do The Send Brasil 2026 na íntegra: