Que tipo de julgamento os cristãos terão diante de Deus? John Piper responde

O pastor e escritor John Piper responde à pergunta de uma mulher sobre o julgamento dos cristãos mencionado na Bíblia.

fonte: Guiame, com informações do Desiring God

Atualizado: Terça-feira, 22 Outubro de 2024 as 2:38

O pastor e escritor John Piper. (Foto: Facebook/John Piper)
O pastor e escritor John Piper. (Foto: Facebook/John Piper)

O pastor John Piper responde a mais uma das perguntas que recebe em seu site Desiring God (“Desejando Deus”, em português) abordando dúvidas sobre a Bíblia. Desta vez, o escritor e professor esclarece que tipo de julgamento os cristãos enfrentarão no futuro, conforme indicado nas Escrituras.

Piper explica que o apóstolo Paulo, ao escrever para uma igreja de crentes, fez o seguinte comentário, conforme registrado em 2 Coríntios 5:10: “Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo”.

Segundo o pastor, Paulo estava falando aos cristãos e ale próprio, quando diz “todos devemos comparecer”.

Piper fala também de outro momento em que Paulo questiona os cristãos: “Por que você despreza seu irmão?” E alega que desprezar outros crentes é ridículo. Por quê? “Porque todos compareceremos perante o tribunal de Deus”. Aqui, novamente, Paulo fala de crentes, incluindo a si mesmo: “todos iremos” (Romanos 14:10).

“Esses textos pontuais prendem nossa atenção e nos fazem pensar sobre um julgamento futuro que virá para os cristãos”, diz Piper.

“Então, sem surpresa, chegam muitas perguntas para nós sobre esses e outros textos, como este e-mail de uma ouvinte chamada Mae: ‘Pastor John, você pode explicar que tipo de julgamentos os cristãos enfrentarão quando Jesus retornar?’”

Em sua resposta, Piper diz: “Vamos começar com as notícias absolutamente gloriosas sobre o julgamento que não enfrentaremos. Quero dizer, a realização de Cristo em morrer por nós e ressuscitar por nós pode ser declarada positiva e negativamente. Positivamente, ele morreu para ‘nos levar a Deus’ (1 Pedro 3:18). O desfrute da presença de Deus para sempre é a realização positiva da morte de Jesus e da ressurreição de Jesus”.

‘Não mais sob a ira’

Piper explica que o Novo Testamento nos lembra repetidamente que podemos declarar as boas novas tanto negativamente quanto positivamente – ou seja, não caímos sob a ira de Deus. Ele conseguiu algo negativo. Isso não vai acontecer.

“Cristo levou nossos pecados. Não seremos punidos por eles”, diz e cita João 5:24:

“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem [que agora é] a vida eterna [que é para sempre]. Ele não entra em julgamento”, uau, exclama Piper, e continua: “mas passou da morte para a vida.”

Segundo o pastor, isso não significa que não iremos ao tribunal no último dia. “Significa que não seremos condenados no tribunal no último dia”.

Bíblia. (Pixabay)

E explica: “Já fomos absolvidos, e o tribunal provará isso. Em Romanos 8:1 diz: “Não há ... agora” – e para sempre – “nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.”

E continua: “Ou Romanos 8:33 [que diz] ‘Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica’. Não haverá acusação bem-sucedida contra nós no julgamento – nenhuma. Primeira João 3:14 diz: ‘Sabemos que passamos da morte para a vida.’”

Após citar essas passagens, Piper diz que o julgamento da ira, punição e morte final passaram. Eles acabaram para nós.

“Jesus suportou tudo isso por nós se estamos em Cristo. Se estamos crendo nele, unidos a ele, sua morte foi nossa morte. Sua punição foi nossa punição. A ira de Deus foi esgotada sobre ele em relação a nós. Portanto, Paulo exulta (com o versículo com o qual vou dormir quase todas as noites), ‘Deus não nos destinou para a ira’ – doce – ‘mas para obter a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer estejamos acordados, quer dormindo, vivamos com ele.’ Eu amo esses dois versículos. Isso é 1 Tessalonicenses 5:9”.

Como Deus julga os cristãos

Piper então questiona: “Se há um julgamento que não condenará os cristãos, que outro tipo de julgamento há para nós?”

“É isso que está sendo perguntado, eu acho. Há uma dimensão no julgamento que não questiona nossa vida eterna, mas determina quais variedades de bênçãos ou recompensas desfrutaremos na era vindoura.”

“E eu sei que isso pode ser perturbador para algumas pessoas porque ‘variedades de recompensas’ soa como se algumas pessoas fossem felizes e outras não. Mas é claro na Bíblia: não haverá infelicidade no céu – nenhuma – nenhuma infelicidade na era vindoura”, diz.

Segundo o pastor, todos serão tão felizes quanto puderem ser – todas as lágrimas serão enxutas na presença do Deus todo-satisfatório (Apocalipse 21:4).

“Mas algumas pessoas evidentemente terão maiores capacidades para a felicidade ou maiores avenidas de felicidade. Agora, por que pensamos isso? Por que falamos assim? Falamos assim porque a Bíblia ensina que estaremos diante do tribunal de Cristo e seremos recompensados ​​de forma diferente, mas todos serão perfeitamente felizes. É por isso que falamos assim.”

Ele explica trazendo uma das parábolas de Jesus.

“Por exemplo, o rei vai embora e depois retorna, e dá recompensas diferentes para aqueles que investiram seu dinheiro de forma diferente. Isto está em Lucas 19:16–19”, diz.

“O primeiro servo veio a ele, dizendo: ‘Senhor, sua mina...’ Agora, uma mina é cem dracmas, e uma dracma é aproximadamente o preço de uma ovelha. ‘Sua mina rendeu mais dez minas.’ E ele lhe disse: ‘Muito bem, bom servo! Porque você foi fiel no mínimo, você terá autoridade sobre dez cidades.’ E um segundo veio a ele dizendo: ‘Senhor, sua mina rendeu cinco minas.’ E ele lhe disse: ‘E você será sobre cinco cidades.’ Agora, essa é uma imagem, eu acho, de recompensas diferentes no último dia de como administramos nossas vidas para Cristo neste mundo”, diz Piper.

Motivações do coração

E relembra o que Paulo disse em 1 Coríntios 4:5: “Não pronunciem julgamento antes do tempo, antes que o Senhor venha, o qual trará à luz as coisas ocultas nas trevas e manifestará os propósitos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o seu louvor.”

“Então, o julgamento levará em conta as motivações do nosso coração, não apenas nossas ações exteriores em si”, afirma.

Piper também fala sobre Efésios 6:8, onde “Paulo diz uma das coisas mais incríveis sobre o julgamento final para os crentes”.

E cita: "Qualquer bem que alguém fizer, isso receberá de volta do Senhor, seja ele escravo ou livre."

“Em outras palavras, cada coisa boa, grande ou pequena, que você já fez como cristão, quer qualquer outro humano saiba ou não, retornará para você para o bem no último dia”, diz Piper.

E continua: "Qualquer bem que alguém fizer, isso receberá de volta do Senhor."

Piper chama isso de grande incentivo e para não nos preocuparmos com quem nos vê fazer algo ou quais recompensas recebemos nesta vida. “Tudo está escrito, e Deus garantirá que qualquer boa ação que já fizemos, vista ou não, seja devidamente recompensada.”

A resposta de Deus ao nosso mal

Piper também cita 2 Coríntios 5:10, onde Paulo diz: “Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que lhe é devido, segundo o que tiver feito por meio do corpo, seja bem, seja mal.”

Segundo Piper, essa palavra “mal” significa uma nova questão que o texto levanta, sobre o que Paulo quer dizer quando fala sobre recebermos o que nos é devido pelas coisas más que fizemos.

“Agora, se nossos pecados forem perdoados, o que eles são, e formos absolvidos no tribunal do céu, o que somos, isso significa que haverá punição aos cristãos pelos pecados que eles cometeram? Isso não faz sentido, certo? Não, não significa isso”.

Segundo o pastor, a explicação para 1 Coríntios 3:11–15 pode se relacionar ao seguinte:

“Ninguém pode lançar outro fundamento além daquele que já foi lançado, o qual é Jesus Cristo. Agora, se alguém sobre o fundamento constrói um edifício com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha – a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia [isto é, o dia do julgamento] a revelará, porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual tipo de obra cada um fez. Se a obra que alguém construiu sobre o fundamento sobreviver, ele receberá uma recompensa. Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá perda, embora ele mesmo seja salvo, mas apenas como através do fogo.”

Para ele, Paulo ao falar “cada um [receberá] o que lhe é devido pelo que fez no corpo, seja bem ou mal”, Paulo quis dizer que a maneira como alguém recebe o mal é tendo suas más ações queimadas, ou seja, ele perde a recompensa que teria recebido se tivesse agido de outra forma.

“Isso não é visto por Paulo como punição, mas como perda de recompensa. Não é devido à ira de Deus contra seu filho. Marque isso: Não é devido à ira de Deus contra seu filho. É simplesmente um fato que seria impróprio para Deus recompensar os pecados de seus filhos. Eles sabem disso, nós sabemos disso, Paulo sabia disso”.

E continua: “Agora, marque isto: Verdadeiros cristãos, quando isso acontece – quando parte de sua vida é queimada porque não tinha valor – quando isso acontece, verdadeiros cristãos não vão invejar a Deus por essa perda. Eles vão se alegrar na graça que recebem, e sua taça de bênçãos estará cheia.”

E finaliza: “Então, esse é meu esboço do julgamento vindouro. Não entraremos em condenação ou punição, mas receberemos variedades de bênçãos, variedades de recompensas, diferentes avenidas de alegria, diferentes tamanhos de copos – mas cada copo cheio.”

veja também