Teo Hayashi condena idolatria do bem-estar: "Terapia pode ajudar, mas só Jesus liberta"

O pastor afirmou que a cultura atual incentiva a busca da plenitude em si próprio, mas que a Bíblia afirma que o contentamento vem de negar de si mesmo e seguir Jesus.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 19 Dezembro de 2025 as 4:26

Teo Hayashi. (Foto: Reprodução/YouTube/Teo Hayashi).
Teo Hayashi. (Foto: Reprodução/YouTube/Teo Hayashi).

Teófilo Hayashi, pastor da Zion Church, condenou a idolatria do bem-estar e exortou a Geração Z a não cair na obsessão por saúde mental.

Em vídeo no YouTube, o líder do movimento jovem Dunamis convidou as novas gerações a fazerem uma autoanálise e descobrir se a busca pela felicidade se tornou um ídolo em seus corações.

“Como uma geração cristã que quer fazer a vontade de Deus, temos que começar a perguntar: A tua questão para você mesmo mais frequente é ‘será que eu estou feliz?’ ou ‘será que eu estou andando no Espírito?’”, iniciou Hayashi.

“Porque eu tenho observado que, especialmente a geração Z, quer a todo custo ter bem-estar, felicidade e de certa maneira muito atrelado com a obsessão com saúde mental”.

O pastor afirmou que a cultura atual tem idolatrado o bem-estar em detrimento da verdade.

Vida em abundância

Teo ponderou que a cultura do mundo é contrária a cultura do Reino de Deus. Enquanto a cultura afirma que se deve buscar a plenitude em si mesmo, a Bíblia afirma que o contentamento vem de se esvaziar de si mesmo e se encher de Deus.

O líder citou a passagem bíblica de Mateus 16:24, que diz: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por amor de mim, vai encontrá-la”.

“A cultura deste século vai sussurrar para você: Conserte-se, você tem que se curar, você tem que se amar mais. Já o rei Jesus vai declarar para você: ‘Morra para si e em mim você vai encontrar vida e vida em abundância’”, declarou.

E enfatizou: “A verdadeira cura não vem do voltar para si mesmo, o olhar para dentro de si, a verdadeira cura vem da entrega total da sua vida a Cristo. Quando você fala ‘Eu entrego minha vida a ti, eu morro para mim mesmo’, você começa a receber aquilo que só Jesus pode te trazer, que é vida eterna”.

Terapia

Formado em Psicologia, Hayashi ponderou que não é contra cristãos fazerem terapia. “Eu entendo o valor da saúde mental e promovo a saúde mental. Já fiz terapia e até recomendo terapia. [Mas], se você recebe terapia que te leva ao centro da tua própria vontade e não te leva ao centro da vontade de Deus, deixa eu te dizer uma coisa, você está preso num ciclo vicioso, que por sinal vai ser muito caro”, alertou.

E apelou: “Por favor, Geração Z, não idolatre a tua saúde mental, o teu bem-estar em detrimento da verdade, porque a terapia não te liberta”.

Em postagem no Instagram sobre o mesmo tema, o pastor destacou: “Terapia pode ajudar, mas só Jesus liberta".

Vida abundante vem através do arrependimento

Teo Hayashi lembrou que para viver a vida abundante que Jesus proporciona para aqueles que vivem Nele, é necessário passar pelo arrependimento genuíno.

“Sem arrependimento você não vai ter essa morte para si e nem a vida em abundância”, ensinou.

“Romanos 12: 2 diz: ‘Não vos conformeis com este mundo, mas sejais transformados’. Você precisa passar por uma transformação, o objetivo é você sair da forma do mundo, sair da narrativa secular que está dizendo ‘Conserte-se, cure a si mesmo, ame-se mais’, e abraçar uma transformação pela renovação da mente”.

E concluiu: “Que o Senhor nos leve cada vez mais ao arrependimento genuíno, que vai tirar dos nossos altares essa busca incessante por felicidade e bem-estar. Vamos falar acima de tudo: Deus, eu busco a tua verdade, porque a tua verdade que me liberta”.

veja também