Teólogo responde ator que questionou por que a morte de Jesus salva a humanidade

Yago Martins criticou Pedro Cardoso por defender uma nova compreensão do cristianismo, com inverdades sobre Cristo.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 22 Outubro de 2024 as 9:24

Pedro Cardoso e Yago Martins. (Foto: Reprodução/YouTube/Ciro Gomes/Reprodução/Instagram/Yago Martins).
Pedro Cardoso e Yago Martins. (Foto: Reprodução/YouTube/Ciro Gomes/Reprodução/Instagram/Yago Martins).

O teólogo Yago Martins respondeu o ator Pedro Cardoso, que desafiou os líderes cristãos a lhe explicarem por que a morte de Jesus salva a humanidade.

Durante uma live com Ciro Gomes em 2021, Pedro afirmou que a morte e a ressurreição de Cristo não salva ninguém e que Jesus perdeu ao morrer na cruz. A declaração só viralizou agora nas redes sociais, com muitos internautas criticando o ator pela falta de entendimento do que realmente é o Evangelho.

“Eu pergunto aos religiosos cristãos: em que a morte de Jesus salva a humanidade? E ninguém consegue me responder. De que maneira o ‘holocausto’ de Cristo livra todos do pecado? Não é verdade, continuou todo mundo pecando, Ele não levou o pecado de ninguém”, afirmou o ator, na época.

Em vídeo no Instagram publicado na última sexta-feira (18), Yago Martins explicou o significado do sacrifício de Jesus.

“A morte de Jesus salva a humanidade porque Jesus foi o sacrifício necessário para pagar os nossos pecados", disse o teólogo.

“Nós pecamos contra Deus, agimos de acordo com nossas próprias vontades. Deus nos deu tudo, fôlego, vida, nos encheu de amor e graça, e nossa resposta a isso foi cuspir em sua cara, foi adulterar contra Ele espiritualmente, escolhendo o caminho do erro e do pecado. Deveríamos ser mortos, ser lançados no fogo do inferno, porque o nosso pecado é abundante contra um Deus justo e santo”, explicou.

E acrescentou: “O que Jesus veio fazer é tirar a culpa do pecado e nos transformar para que nós possamos lutar contra o pecado, mas Ele não tira de nós, de forma completa, a natureza adâmica. Ainda existe dentro de nós esse conflito do corpo caído e da transformação que recebemos em Cristo”.

Yago usou o exemplo de um juiz que não condenada um criminoso que cometeu genocídio ou estupro, que diz: “Sou um juiz bonzinho, eu lhe perdoo, está tudo bem, você pode ir embora”.

“Você acharia isso justo? Isso é injustiça. Então, Deus não poderia, como Ele próprio sendo a lei e o juiz do universo, olhar pro nosso pecado e dizer ‘Tudo bem, deixa para lá’. O nosso pecado precisa de uma punição. Deus se entrega em nosso lugar e recebe sobre si a punição que seria nossa”, refletiu.

Rejeitando Jesus como Deus

O teólogo ainda criticou a defesa de Pedro Cardoso para criar uma nova compreensão da fé cristã.

Na live, o ator disse: “O que salva a humanidade é a vida de Jesus e não a morte. A vida dele que é o exemplo, e não a morte. É preciso ter uma nova compreensão do cristianismo para livrar o povo brasileiro desse masoquismo de origem cristã”.

Pedro ainda declarou inverdades sobre o Filho de Deus. “Jesus perdeu quando morreu, Ele não ganhou. Se Jesus não tivesse sido assassinado pelos romanos e pela aristocracia religiosa judaica, a humanidade talvez conhecesse uma obra muito mais interessante do que a que ficou. Isso é uma derrota, não uma vitória”.

Segundo Yago, Pedro enxerga o cristianismo como um socialismo utópico, um movimento que iniciou tentando desconstruir as crenças cristãs.

“Essa é uma visão totalmente sociológica de Jesus, que des-deifica Jesus para meramente humanizá-lo. Ele está escolhendo Jesus como mestre moral, mas está rejeitando Jesus como Deus. Mas, Jesus dizia que era Deus, dizia que ia morrer na cruz pelos nossos pecados”, esclareceu.

E ressaltou: “Você não pode ter parte do cristianismo que você mais gosta, você tem ele por completo ou vai ter que rejeitá-lo totalmente”.

veja também