Ataque russo a igreja evangélica em Kiev mata pai e filha de 5 anos

A Igreja Emmanuil compartilhou nas redes sociais imagens de janelas quebradas, escombros e o momento em que um dos drones atingiu o edifício.

fonte: Guiame, com informações do Evangelical Focus

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2025 as 2:15

Igreja Emmanuil abrigava cristãos refugiados da guerra. (Foto: Reprodução/ Igreja Emmanuil)
Igreja Emmanuil abrigava cristãos refugiados da guerra. (Foto: Reprodução/ Igreja Emmanuil)

O ataque de um drone russo a uma igreja evangélica em Kiev resultou na morte de um pai e sua filha de 5 anos, que estavam temporariamente abrigados em uma instalação destinada a refugiados da guerra no leste da Ucrânia.

Na noite de sábado (22) para domingo (23), dois mísseis guiados russos atingiram o terreno da igreja Emmanuil, situada em uma área industrial nos arredores da capital.

LB, líder de um ministério cristão para crianças na Ucrânia, afirmou à Evangelical Focus que o primeiro drone detonou no ar, danificando severamente o telhado da igreja, “causando danos com centenas de pedaços menores nas paredes, veículos e no território”.

Emmanuil divulgou nas redes sociais imagens que mostram janelas quebradas, escombros e a gravação de uma câmera de segurança capturando o momento em que um dos drones atingiu o edifício. O ataque também danificou um estúdio de gravação utilizado para as transmissões dos cultos.

Em seguida, uma segunda bomba de drone atingiu a área próxima a uma casa modular temporária que a igreja utilizava para abrigar pessoas deslocadas internamente devido aos conflitos no leste do país.

“Durante a explosão, o pai da família e sua filha foram mortos”. A criança tinha apenas cinco anos.

“A mãe sobreviveu apenas porque foi levada pela onda de choque e encontrada deitada em um colchão de cama a vários metros de distância da casa”, LB explicou ao Evangelical Focus.

De acordo com testemunhas, ela foi encontrada com vida a 50 metros de distância, sendo levada para um hospital, onde recebeu atendimento em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Oleksandr e Oleksandra, junto com sua filha Nicole, contribuíram ativamente em sua igreja anfitriã, especialmente no trabalho com crianças e adolescentes.

Além disso, dedicaram-se a ajudar "pessoas como eles – Pessoas Deslocadas Internamente que fugiram ou perderam completamente suas casas nas cidades devastadas de Donetsk, Luhansk e Zaporizhzhia (oblasts em ucraniano)", conforme explicou LB.

‘Uma tragédia terrível’

Após o ataque, a liderança de Emmanuil declarou: “Nossa igreja sofreu uma tragédia terrível” que “tirou a vida de nossa família em Cristo”.

Eles citaram o Salmo 34:18, que diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração partido e salva os de espírito abatido”.

“Apesar da dor, sabemos que Deus não nos abandonou”, acrescentou a igreja evangélica. “Ele está perto mesmo nesta escuridão. Acreditamos que o amor é mais forte que a morte, e nossa igreja renascerá como um símbolo de fé, esperança e firmeza. É hora de brilhar pela Igreja de Jesus Cristo!”

No site oficial, a igreja disponibiliza informações para aqueles que desejam contribuir com doações destinadas à reconstrução de suas instalações.

Uma família reunida de Orikhiv

Dois dias após o ataque russo, uma publicação no Facebook revelou mais informações sobre a jovem família. Eles eram membros de uma igreja em Orikhiv.

Devido aos riscos dos ataques e ao confisco dos negócios da família, a mãe e a filha buscaram refúgio na capital, Kiev, onde foram acolhidas pela igreja local. Enquanto isso, o pai permaneceu em sua cidade natal, dedicando-se a tarefas de ajuda humanitária e apoio espiritual.

Eles se reuniram algumas semanas atrás e, desde o início de 2025, estavam vivendo juntos novamente nas acomodações fornecidas pela igreja Emmanuil.

veja também