Companhias aéreas lançam ‘uniformes sem gênero’ para seus tripulantes

Pelo menos 7 das principais empresas internacionais já fizeram alteração no código de vestimenta para seus pilotos e comissários.

fonte: Guiame, com informações da Fox News

Atualizado: Quarta-feira, 1 Fevereiro de 2023 as 10:23

Anúncio da Virgin Atlantic sobre nova política de vestimenta.  (Foto: Divulgação/Virgin Atlantic)
Anúncio da Virgin Atlantic sobre nova política de vestimenta. (Foto: Divulgação/Virgin Atlantic)

Pilotos e comissários de bordo poderão escolher uniformes femininos ou masculinos, independentemente de seu sexo biológico. Essa decisão faz parte uma nova política chamada de “inclusiva” pelas empresas aéreas.

JetBlue, Alaska Airlines, Virgin Atlantic, WestJet do Canadá, Play Airlines da Islândia, British Airways e Delta têm implementado alterações em suas políticas de código de vestimenta nos últimos anos.

Uma das primeiras a mudar foi a JetBlue. Sua política de uniformes, cabelo e maquiagem passou a vigorar após um comunicado feito pela companhia aérea em 2021.

“Quando nossos tripulantes são capacitados para serem autênticos no trabalho, os benefícios são claros”, tuitou a empresa. "Em junho de 2021, lançamos uma política de uniformes para tripulantes neutros em termos de gênero, uma novidade no setor aéreo."

Segundo um porta-voz declarou à Fox News Digital, o novo uniforme "oferece aos tripulantes uma combinação de peças de uniforme, em vez de itens baseados em termos binários de gênero".

"A capacidade de trazer seu verdadeiro eu para o trabalho e se sentir incluído é uma das muitas razões pelas quais os tripulantes se juntam à JetBlue. O uniforme e a política de maquiagem e cabelo inclusivos de gênero da JetBlue oferecem aos tripulantes uma combinação de peças de uniforme, em vez de itens baseados em termos binários de gênero, "Derek Dombrowski, gerente geral de Comunicações Corporativas da Jet Blue disse. "Ao adotar um programa consistente e inclusivo, a JetBlue garante que todos os tripulantes possam se sentir representados."

A Play Airlines da Islândia também lançou uma linha sem gênero. Em 2021 passou a permitir que sua tripulação "escolhesse o que funcionasse para eles em uma seleção variada de roupas".

"Esqueça correr de salto alto - tênis confortáveis ​​são o caminho a percorrer. Instruções sobre cabelo, maquiagem, tatuagens e esmaltes sumiram", disse a companhia aérea em um anúncio de junho de 2021.

‘Abordagem fluida’

A Alaska Airlines destacou sua política uniforme de "gênero neutro" em 2022, escrevendo que "esmalte de unha, maquiagem, dois brincos por orelha e um único piercing no nariz são opções de expressão disponíveis para todos os funcionários".

"Com essas mudanças, esmalte de unha, maquiagem, dois brincos por orelha e um único piercing no nariz são opções de expressão disponíveis para todos os funcionários", disse a Alaska Airlines em um comunicado.

"Também atualizamos nossas políticas de higiene para permitir tatuagens em mais locais, mais opções de estilo de cabelo e estamos ajustando os nomes de nossos kits de uniformes para focar em identificações de ajuste versus gênero."

No mesmo ano, a Virgin Atlantic também anunciou que "ofereceria ao seu pessoal uma abordagem fluida para seus uniformes vermelhos e bordô, o que significa que os colegas LGBTQ+ poderão escolher o uniforme vermelho ou bordô, dependendo de qual melhor se reflete".

A companhia aérea disse que o anúncio era "parte de um esforço contínuo para defender a individualidade de seu pessoal e clientes".

‘Distintivos neutros’

A Virgin Atlantic também comunicou que lançaria "crachás de pronome opcionais para todos os seus funcionários e aqueles que viajam com a companhia aérea".

"Esta mudança permite que todos se comuniquem claramente e sejam tratados por seus pronomes", acrescentou o comunicado.

Distintivos no uniforme da Virgin Atlantic com nome não binário. (Foto: Divulgação/Virgin Atlantic)

Lançadas como parte de sua agenda "Seja você mesmo", as mudanças foram as mais recentes após uma série de iniciativas de inclusão iniciadas pela companhia em 2019. Segundo a empresa, elas permitiram que a tripulação de cabine decidisse se queria usar maquiagem, calças e sapatos baixos.

A companhia aérea canadense WestJet reinventou seus uniformes em 2022 com novos nomes de roupas como "The Lakes" e "Rocky Mountain", em vez de "mulheres" ou "homens", de acordo com um anúncio de setembro.

Os uniformes da British Airways ainda se referem a gênero, mas anunciou em novembro de 2022 que todos os membros da tripulação já podem ter pelos faciais e usar maquiagem, joias e esmaltes, independentemente do sexo, informou a CNN.

veja também