Enquanto as tropas de Putin intensificam os ataques à Ucrânia e fecham cada vez mais o cerco no país, cristãos da Rússia e Bielorússia estão orando juntos pelo fim do conflito.
Embora a Rússia esteja determinada a tomar o controle do país vizinho, nem todos os russos concordam com a dominação comunista de seu governo. Assim são os seguidores de Cristo bielorrussos e russos, que se reuniram recentemente em um evento e intercederam pela paz.
“Eles não estão sentados dizendo 'Não podemos fazer nada, não vamos fazer nada'. Não, muitos evangélicos querem orar pela situação, [e] orar pela paz”, disse Frank Stephenson que serve na Rússia pela rádio cristã TransWorld, à Mission Network News.
Além de interceder pelo povo ucraniano, muitos cristãos russos também têm ajudado os refugiados que fogem para a Rússia, fornecendo alimento e abrigo.
“Muitas vezes ouvimos sobre os refugiados que vêm para a União Europeia. No entanto, há [também] vários ucranianos falantes de russo que escolheram – talvez por causa da proximidade das fronteiras – ir para a Rússia por segurança”, explicou Frank.
Segundo Stephenson, ministérios que trabalham na Rússia estão preocupados em como continuarão servindo os refugiados ucranianos, à medida que seus recursos se esgotam.
A transmissão da Rádio TransWorld também pode ser afetada pelo governo russo, prejudicando a programação evangelística no país, realizada pelas ondas FM e pela internet.
“Eles podem não ter que lidar diretamente com a guerra e o conflito violento, mas [sentem] seus efeitos”, ressaltou Frank.
“Eles (os trabalhadores do Evangelho na Bielorrússia e na Rússia) enfrentam um futuro bastante incerto. Se você não faz parte da igreja estatal, não sabe por quanto tempo terá liberdade para compartilhar o Evangelho e incentivar a comunhão cristã”.