"Não há preço em salvar uma vida”, diz o soldado da Polícia Militar Valdevino Marques Neto, que ajudou a resgatar um homem que teve diversas paradas cardíacas em Alambari (SP), no domingo (18).
O policial diz que foi sua primeira experiência em ajudar a salvar vida de alguém. “Para mim é um milagre de Deus, não tem explicação nenhuma. Graças a Deus que ele está vivo, porque eu estou bobo com tudo isso até agora”, diz.
De acordo com a PM, os soldados Valdevino e Rodolfo Luis Leite faziam patrulhamento de rotina, quando foram acionados para fazer um resgate.
Ao G1, o PM Valdevino contou que um homem de 59 anos estava tendo um ataque cardíaco e começaram a manobra até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Fizemos a manobra e, quando o Samu chegou, a equipe fez os primeiros procedimentos. Assim que ele [o paciente] estabilizou, colocamos na ambulância. Fui até a entrada de Itapetininga fazendo a manobra”, conta o soldado.
Ainda conforme a corporação, quando estavam a caminho do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga (SP), o homem sofreu mais três paradas cardíacas e passou por procedimento de reanimação.
“Depois veio o médico e enfermeiro e revezamos. Eles começaram a fazer outros procedimentos e a pulsação voltou.”
Segundo o soldado, houve comemoração quando a ambulância chegou à unidade hospitalar, porque o paciente tem histórico de arritmia cardíaca.
“Posso afirmar que não tem o que pague fazer uma pessoa voltar a ter pulsação e com certeza vou contar essa história para meus filhos e netos.”
O homem segue internado no hospital e tem o estado de saúde estável.