Em meio à megaoperação no Rio, pastores pedem oração: “A cidade sangra”

Líderes evangélicos usam redes sociais para convocar a população a orar pelo Rio.

fonte: Guiame, com informações da BBC e EBC

Atualizado: Quarta-feira, 29 Outubro de 2025 as 10:21

Operação no Rio é a maior em 15 anos. (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)
Operação no Rio é a maior em 15 anos. (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

A maior operação policial dos últimos 15 anos na capital fluminense foi deflagrada nesta terça-feira (28). Batizada de Operação Contenção, a ação ocorreu nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

A ação mobilizou cerca de 2.500 policiais civis e militares, incluindo unidades especializadas no combate ao tráfico, e resultou em 64 mortes – sendo 4 policiais – além da prisão de 81 traficantes até o momento.

De acordo com as autoridades de segurança do Estado do Rio de Janeiro, a operação tinha como objetivo desarticular a estrutura logística e financeira da facção criminosa, com foco no bloqueio de rotas de fuga, apreensão de armas e cumprimento de mandados de busca e prisão.

Pastores se manifestam

Em meio ao cenário de violência, líderes evangélicos convocaram a população à oração.

O pastor Josué Valandro, da Igreja Atitude, usou seu perfil no Instagram para comentar sobre a operação e fez um apelo aos cristãos:

“Como cristão, o que você está fazendo diante dessa realidade? Postando indignação? Julgando de longe? Ou se ajoelhando também? A cidade sangra. Famílias choram. Vidas estão sendo perdidas. E a Igreja? O que está fazendo?”

No perfil da Igreja Atitude, mais pedidos de oração:

“Hoje, a igreja é chamada a se colocar de joelhos para interceder.
Em um dia marcado pela violência, convocamos a igreja do Senhor a clamar pelas famílias enlutadas, pelos inocentes que sofrem, pelos profissionais que arriscam suas vidas, e por todos aqueles que lutam para que a paz prevaleça. Que Deus traga paz onde há medo, consolo onde há luto e esperança onde há dor! Oremos pela nossa cidade!”

O líder global da Igreja Batista da Lagoinha e pastor da denominação em São Paulo, André Valadão, publicou um vídeo descrevendo a situação no Rio e pedindo orações:

“O Rio precisa das nossas orações!
A cidade está em colapso... ruas tomadas, famílias trancadas em casa, medo por todos os lados. Mas ainda existe um nome que pode trazer paz onde reina o caos: Jesus.”


“Levante um clamor pelo Rio de Janeiro. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” – Jeremias 33:3. Deus pode restaurar o Rio, Deus pode restaurar o Brasil”.

O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói, reforçou a necessidade de intercessão:

“O caos se instalou, e nossa resposta como povo de Deus é clamar ao Senhor pela paz, proteção e transformação.”

Em sua mensagem, Vargens citou Salmos 27:1:

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; de quem me temerei?”

Nas redes sociais, hashtags como #OrePeloRio, #PazNoRio e #IntercessãoRJ ficaram em alta, mobilizando cristãos e comunidades para orações pela cidade.

veja também