Apóstolo Joel Engel durante viagem a Israel. (Foto: Divulgação)
A equipe do portal Guiame estará fazendo cobertura exclusiva em Israel durante o principal período do ano unido a um momento histórico para o povo judeu: o ano novo judaico, o dia do perdão, o fim do período sabático e início do jubileu, marcados para acontecer a partir da próxima semana.
Em Israel, relatos e informações inéditas serão enviadas pelo correspondente Marcos Corrêa, que fará uma rota pelos principais pontos do país junto com lideranças evangélicas de alguns ministérios brasileiros, entre eles o Ministério Engel.
Ano Novo
Rosh Hashaná é o nome dado ao ano-novo judaico. A comemoração ocorre no primeiro dia do mês de "Tishrei", que é primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e dia 14 de setembro no calendário gregoriano.
A Torá se refere a este dia como o Dia da Aclamação (Levítico 23:24). Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados, e neste mesmo dia cometeram o primeiro pecado ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim matou seu irmão Abel.
Por isso, este dia é considerado como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que finalizará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.
Perdão
O Yom Kipur é o Dia do Perdão, que começa no pôr do sol do décimo dia de Tishrei, continuando até o pôr do sol do dia seguinte. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e intensa oração.
Descanso
Assim como o sábado é o descanso semanal das pessoas e dos animais, a terra também tem o seu sábado: seis anos são para a semeadura, mas o sétimo ano é o Shemitah.
Neste sétimo ano, é proibido semear o campo, podar a vinha, segar o que nascer da seara e colher as uvas da vinha não podada. Apenas o produto do descanso da terra servirá como alimento, inclusive o gado e os animais da terra.
Jubileu
Após sete períodos de sete anos, o 50° ano é santificado — este é o ano do jubileu, que está marcado para ser iniciado neste próximo ano.
Muitos são os eventos marcados para o novo ciclo que irá se iniciar a partir do dia 14 de setembro. Basta, agora, estudar as Escrituras, discernir os tempos e estar atentos as notícias cotidianas e as publicadas no Guiame. Que haja paz verdadeira sobre Israel e prosperidade dentro de seus palácios (Sl 122).