O Nono Circuito de Apelações confirmou uma decisão anterior para permitir que uma estátua de Jesus Cristo permaneça em uma montanha, no estado de Montana (norte dos EUA).
De acordo com o 'Christian Examiner', a estátua, conhecida pelos habitantes locais como 'Big Mountain Jesus' ('Jesus da Grande Montanha'), foi erguida pelos Cavaleiros de Colombo em 1954 como um memorial aos seus camaradas, mortos durante a Segunda Guerra Mundial e como uma lembrança de santuários religiosos que viu quando passou pela Europa. A estátua ficou instalada no topo da montanha por 60 anos.
Em 2012, a organização ateísta 'Freedom From Religion Foundation' (FFRF) tentou conseguir a remoção da estátua. No entanto, o Serviço Florestal, que originalmente emitiu aos 'Cavaleiros de Colombo', uma licença para erguer a estátua, renovou a autorização, permitindo que o monumento permaneça.
A FFRF então processou o Serviço Florestal e perdeu, mas recorreu da decisão do tribunal. Em 2013, a FFRF perdeu o caso nesta terceira instância, e neste ano perdeu a causa novamente, mas diz que vai mais uma vez recorrer da decisão do tribunal. Até o momento a estátua 'Big Mountain Jesus' está segura.
Eric Baxter, conselheiro sênior do Fundo Becket para Liberdade Religiosa, comentou sobre a decisão do tribunal:
"A Freedom From Religion Foundation queria usar a Primeira Emenda como argumento para remover a 'Big Mountain Jesus' da nossa memória, mesmo que assim acontecesse, o Tribunal de Justiça reconheceu a estátua uma parte crucial da história de Montana", disse Baxter. "Graças a Deus pelo senso comum".