Três incêndios florestais fora de controle estão devastando a Califórnia, nos Estados Unidos.
O tempo seco e ventos de cerca de 160 km/h com força de furacão estão alimentando as chamas, segundo a CBN News. Os incêndios estão queimando uma área equivalente a cinco campos de futebol por minuto.
Pelo menos cinco pessoas morreram e centenas de casas foram destruídas. O fenômeno levou as autoridades locais a ordenarem a evacuação dos moradores das cidades de Pasadena, Calabasas, Malibu e partes de Los Angeles. Mais de 100 mil pessoas já foram evacuadas.
A evacuação obrigatória causou congestionamentos em estradas durante horas. Em Sunset Boulevard, uma das ruas mais famosas de Los Angeles, motoristas precisaram deixar os carros e fugir a pé, após os bombeiros alertarem: "Se vocês quiserem viver, saiam e corram".
"Entramos no carro para ir e os carros foram abandonados. Então eu só tive que sair do carro e continuar andando", disse um motorista.
Ver essa foto no Instagram
Templos destruídos
Igrejas e escolas cristãs também foram atingidas pelos incêndios. Na cidade de Altadena, o templo da Altadena Community Church foi destruído pelo fogo.
“É com muita tristeza que anunciamos a perda do prédio da nossa igreja para os incêndios de Eaton. Muitos dos nossos membros também perderam as suas casas. Obrigado àqueles que nos contactaram com orações e ajuda. Vamos nos reagrupar para encontrar o nosso caminho a seguir”, afirmou a igreja, em postagem no Facebook, na quarta-feira (8).
Na mesma região, a Igreja Episcopal de São Marcos também foi totalmente destruída pelo incêndio.
"Ainda não sei a extensão dos danos no resto do campus, mas muitos prédios nas imediações também foram queimados. Também recebi notícias de vários membros de nossa comunidade de que suas casas se foram", disse a reverenda Carri Patterson Grindon, nas redes sociais.
A denominação está criando uma rede de apoio para enfrentar a situação. “Precisaremos uns dos outros nos próximos dias, enquanto enfrentamos essas perdas devastadoras. Estou aqui para ajudá-los e sei que nossa comunidade se manterá unida, amará e apoiará uns aos outros no que estiver por vir”, declarou Patterson.
Também em Altadena, a Escola Cristã Armênia Sahag-Mesrob foi completamente destruída.
Pedido de oração e mobilização
Líderes cristãos dos Estados Unidos pediram oração pelos atingidos dos incêndios. O pastor e evangelista Greg Laurie, que mora na Califórnia, informou que sua igreja está se mobilizando para levar ajuda aos afetados.
"Queremos fazer tudo o que pudermos por aqueles que já perderam tanto devido a este desastre, por isso estamos fazendo parcerias com organizações de socorro, financiando cuidados médicos, distribuindo recursos bíblicos e fornecendo apoio espiritual durante este momento de necessidade", escreveu ele no X.
O evangelista Franklin Graham anunciou que sua organização de ajuda humanitária Samaritan's Purse está monitorando os incêndios e enviará ajuda assim que o fogo for contido e as autoridades permitirem entrar nas comunidades.
“Orem pelas dezenas de milhares de pessoas afetadas e pelos bombeiros e socorristas durante esta terrível crise”, pediu ele, no Facebook.
O autor cristão Max Lucado também se manifestou: "Estou orando por todos aqueles que estão no caminho do incêndio florestal em Los Angeles. Que Deus tenha misericórdia”.
Até agora, os bombeiros não conseguiram controlar o fogo. Os fortes ventos estão dificultando o trabalho dos aviões e helicópteros do Corpo de Bombeiros.
“O incêndio está sendo alimentado pela combinação de ventos fortes e topografia circundante, o que o torna extremamente desafiador para o nosso pessoal designado para este incidente", explicou a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, à CBN News.