
Uma nova pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros são conservadores e dão muita importância à família e à fé.
O estudo “Brasil no Espelho”, encomendado pela TV Globo e realizado pela Quaest, entrevistou quase 10 mil pessoas em todos os estados do país para descobrir qual o perfil do brasileiro e quais valores seguem em sua vida.
A pesquisa mostrou que, apesar das diferenças regionais, os brasileiros compartilham o amor à família e a fé em Deus.
Cerca de 96% dos entrevistados concordaram que a “Família é a coisa mais importante da vida" e 96% afirmaram que "Deus está no comando da sua vida, têm fé em Deus e, por isso, acreditam que tudo vai dar certo".
No estudo, 90% dos brasileiros declararam que acreditam que o amor é o que define uma família, independentemente do modelo.
“Percebemos que a média do Brasil é, de fato, mais tradicional, mais conservadora. Tanto nas questões econômicas, quanto nas que envolvem valores. O brasileiro tem uma visão clara do fatalismo religioso, tanto que dizemos sempre ‘graças a Deus’ e 'vai com Deus'”, comentou Felipe Nunes, diretor da Quaest, em entrevista ao Fantástico.
“Descobrimos que há muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa. A família e a fé une o Brasil, é impossível falar nos descrevermos o Brasil sem falar de fé e sem falar o quão importante a família é na vida das pessoas”, afirmou Suzana Pamplona, diretora de Pesquisa e Conhecimento Globo.
Outro valor que os brasileiros possuem é o patriotismo. Conforme a pesquisa, 85% dizem que sentem orgulho do Brasil.
Em relação aos principais defeitos do povo brasileiro, os entrevistados citaram a corrupção e a preguiça. Já as qualidades citadas foram: solidário, guerreiro, alegre, criativo e otimista. O estudo também descobriu que os brasileiros valorizam o esforço pessoal.
Brasil evangélico
Uma pesquisa do Observatório Febraban, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em 2022, apontou a fé como principal traço positivo dos brasileiros. Para 30% dos entrevistados, a fé foi a característica mais marcante dos brasileiros.
O número de evangélicos no Brasil alcançou um recorde e chegou a 26,9% da população, segundo o Censo Demográfico 2022: Religiões, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em junho.
Conforme os dados, 1 a cada 4 brasileiros é evangélico, somando 47,4 milhões. O número representa um crescimento de 5,2 pontos percentuais, em relação ao último Censo de 2010, quando 21,6% da população se declarava evangélica.