Primeiro voo com brasileiros repatriados sai de Israel em meio à guerra

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira com repatriação de brasileiros, preferencialmente turistas, segue diretamente para Brasília.

fonte: Guiame, com informações da FAB e Itamaraty

Atualizado: Terça-feira, 10 Outubro de 2023 as 1:30

Brasileiros no Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, antes do embarque no primeiro voo de repatriação. (Foto: X/Itamaraty Brasil)
Brasileiros no Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, antes do embarque no primeiro voo de repatriação. (Foto: X/Itamaraty Brasil)

O Itamaraty informou que brasileiros que se encontravam em Jerusalém e Tel Aviv, em Israel, se deslocaram em cinco ônibus para o aeroporto Ben Gurion, onde embarcaram no primeiro voo de repatriação.

Na manhã desta terça-feira (10), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou em Tel Aviv para ajudar no retorno ao Brasil de cidadãos brasileiros que manifestaram o desejo de voltar ao país devido aos ataques do grupo terrorista Hamas.

Sair de Israel é um desafio nesse momento por não haver voos comerciais.

O Pr. Jackson Antonio, pastor sênior da Cathedral International em Londres, na Inglaterra, postou um vídeo no Instagram contando que conseguiu sair de Jerusalém com sua caravana inicial de 58 pessoas.

No entanto, relatou sobre a dificuldade de sair de Israel com as 11 pessoas que ainda continuam no país.

“Não há voos, compramos os bilhetes e eles cancelam”, disse. “Orem por nós!”, pediu.

O voo da FAB teve sua partida de Roma às 6h42 (horário de Brasília) para Israel, onde estava programado para ficar 3 horas. A aeronave KC-30  pousou na capital italiana na segunda-feira (9) às 2h50 (horário de Brasília) após um voo de 9 horas, que saiu do Rio Grande do Norte.

O Airbus A330-200 tem capacidade para 230 passageiros. O primeiro retorno de brasileiros, preferencialmente turistas, disse o Itamaraty, segue diretamente para Brasília.

O pouso está programado para as 1h (horário de Brasília) da quarta-feira (11).

 

veja também