Tornado destrói igreja no Paraná antes de culto e membro testemunha: “Deus nos guardou”

O templo da Assembleia de Deus em Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado pelo tornado de categoria 3.

fonte: Guiame, com informações de G1

Atualizado: Segunda-feira, 10 Novembro de 2025 as 10:23

O templo da Assembleia de Deus em Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado. (Foto: Reprodução/Instagram/UMADRBI).
O templo da Assembleia de Deus em Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado. (Foto: Reprodução/Instagram/UMADRBI).

Três tornados atingiram cidades da região central do Paraná na última sexta-feira (7), com ventos de até 330 km/h.

O fenômeno devastou Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, matando seis pessoas e deixando cerca de 750 feridos. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 22 pacientes seguem internados em hospitais.

A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu. O pequeno município, com cerca de 14 mil habitantes, teve 90% de seu espaço urbano destruído após a passagem de um tornado de categoria 3.

Casas, carros, comércios e escolas foram devastadas, formando um cenário de “guerra”.

Sonoplasta sobreviveu milagrosamente

O templo da Igreja Assembleia de Deus de Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado pela forte tempestade. Toda a estrutura caiu, sobrando apenas quatro colunas.

O tornado passou na cidade minutos antes do início do culto do Congresso de Missões na igreja.

No momento, havia apenas uma pessoa no templo. O sonoplasta da igreja, Jean Uniat, estava arrumando a decoração do congresso quando foi surpreendido pelos fortes ventos.

O jovem recém casado se abrigou debaixo de duas colunas da igreja, o único local que permaneceu de pé na tempestade.

“Esse carro que está esmagado aí é o carro do nosso sonoplasta. Deus levou ele naquele cantinho e ele conseguiu escapar dos escombros. O Jean é um milagre de Deus!”, relatou um membro, em vídeo compartilhado pela Havan nas redes sociais.

Em entrevista à rádio local H11, Clóvis, líder do Departamento de Missões da igreja, testemunhou: “Ele se arranhou bastante. Ele estava ajeitando a decoração para nós, por milagre de Deus, ele sobreviveu”.

Livramento

Ainda em choque, Clóvis chorou ao ver sua igreja destruída e disse que o pior poderia ter acontecido caso o tornado tivesse passado durante o horário do culto.

“O Congresso de Missões ia começar na sexta-feira, quando foi 18h deu [o tornado]. Deus ainda nos guardou. Nós éramos para estar com 150 pessoas dentro da igreja”, testemunhou ele.

“Foi tudo muito rápido, 30 segundos, 1 minuto. Ainda não caiu a real ainda, faz 24 anos que eu moro aqui no Rio Bonito”, acrescentou.

Em postagem no Instagram, a Igreja Assembleia de Deus contou que os membros ainda realizaram um evangelismo pouco antes da passagem do tornado.

“A presença de Deus tem nos sustentado, pouco tempo antes estávamos nas ruas de Rio bonito evangelizando”, afirmou.

“Mesmo na dor do luto, da perda, e em meio a destruição, nós escolhemos confiar e crer que Deus está cuidando de nós”.

A igreja iniciou uma campanha de arrecadação para ajudar as famílias atingidas com alimento, cobertores e outros itens necessários. Doações podem ser feitas através do Pix: 23172773000150 (CNPJ).

veja também