Helberth Conde nasceu em um bairro pobre de Bogotá, na Colômbia. Ele cresceu vendo sua comunidade ser afetada pelo tráfico de drogas e por problemas sociais.
“Ao longo dos anos, fiz amizade com algumas influências ruins e comecei a seguir um caminho ruim”, contou ele, ao site da HeartCry Missionary Society.
Aos 14 anos de idade, Helberth entrou para uma escola de boxe e iniciou sua carreira no esporte. “Abandonei completamente meus estudos. Na verdade, eu já estava muito atrasado na escola, já que na época só tinha avançado para a 6ª série”, lembrou.
Figura paterna
Sem pai e com a mãe ocupada cuidando de quatro filhos, o treinador – que era um boxeador famoso – virou uma figura paterna para o adolescente.
Com ajuda do professor, Helberth se desenvolveu no boxe e competiu em campeonatos importantes.
O treinador, que era cristão, passou a evangelizar o jovem e o levou à igreja. “Ele também se encontrava com um grupo de atletas nas montanhas todo sábado de manhã às 7h. Eu gostava de acompanhá-lo nessas reuniões principalmente porque queria passar tempo com ele, e não tanto porque me interessava pela Palavra de Deus”, comentou Helberth.
Com 18 anos, ele decidiu ir à igreja com mais frequência, mas ainda não havia tido um encontro pessoal com Jesus.
“Eu ainda não entendia o que o cristianismo realmente era. Continuei pecando contra Deus, mesmo sem fazer muitas das coisas que meus amigos boxeadores ou amigos do bairro faziam. Me abstive dessas coisas principalmente porque meu treinador me ensinou a ser uma pessoa ética e, por admiração por ele, eu queria fazer o que era certo”, disse.
Até que, o pecado se tornou um fardo muito pesado para o jovem e ele começou a buscar liberdade em Deus.
“Não senti paz e a dor interna só aumentava. Meu pecado me consumiu. Vi a gravidade do meu pecado e entendi que ele foi cometido contra o próprio Deus. Comecei a ler a Bíblia e a ouvir sermões no rádio”, relatou.
![]()
Helberth Conde e sua família. (Foto: HeartCry Missionary Society).
“Deus me libertou da lepra do pecado”
Após entender o plano de Salvação e a graça de Deus, Helberth se rendeu a Cristo aos 21 anos.
“Me apaixonei pela Palavra de Deus e vi que não havia outro caminho na vida que eu pudesse seguir além de seguir o Senhor. Quando Deus me salvou, Ele me libertou da lepra do meu pecado”, testemunhou.
Desejando compartilhar o Evangelho com outras pessoas, Helberth abandonou sua carreira no boxe e dedicou sua vida ao trabalho missionário.
Hoje, junto com sua família, ele serve como missionário da HeartCry Missionary Society – missão fundada pelo pastor Paul Washer – na Colômbia.
“Meu desejo era que outras pessoas soubessem que há liberdade do pecado por meio de Cristo. Deus colocou um fardo missionário no meu coração”, finalizou ele.