Jonas Vilar sobre a música sertaneja: "É uma isca violenta para ganhar almas para Jesus"

Por meio da música, Jonas relatou em entrevista ao Guiame que já teve a oportunidade de compartilhar sobre Jesus Cristo com diversos cantores da música sertaneja secular, como Eduardo Costa, a dupla Bruno e Marrone e Michel Teló.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Terça-feira, 24 Novembro de 2015 as 8:01

Jonas Vilar durante apresentação no lançamento do CD Vitória. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
Jonas Vilar durante apresentação no lançamento do CD Vitória. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
Pioneiro do sertanejo universitário gospel, o paraibano Jonas Vilar marcou mais um passo em sua trajetória com o álbum que leva o nome de sua filha recém-nascida — "Vitória". Nesta quarta-feira (18), o músico fez o lançamento nacional do CD e DVD na Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro, na capital de São Paulo, onde é pastor.
 
Depois de um ano de preparo na produção do novo álbum, a gravação foi feita em Belo Horizonte (MG), mas o local escolhido para o lançamento foi a igreja local de Jonas. "Para mim é uma alegria, até porque aqui é a nossa casa, aqui a gente se sente mais a vontade. Daqui a gente preparou uma turnê para atender o Brasil todo", disse o cantor em entrevista exclusiva ao Guiame.
 
O sertanejo começou de forma despretensiosa nas canções de Jonas, mas o primeiro CD "Você Já Venceu” rendeu o início de uma trajetória de alcance. "Em 2008 eu gravei meu primeiro CD. Não sabia bem o que eu faria em relação ao ritmo, mas eu tinha mais ou menos uma direção de que seria o sertanejo — eu só não sabia como fazer esse sertanejo."
 

Jonas Vilar e sua filha, Vitória, a inspiração de seu novo álbum. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
 
Depois de ser orientado por produtores musicais, Jonas arriscou em algo que, na época, era novidade: o sertanejo universitário gospel. "Para a minha surpresa foi uma aceitação em massa", disse ele.
 
Aos poucos, o ritmo também tem entrado dentro das igrejas. "O louvor congregacional, que é aquele cantado nos cultos, vai muito do levita, do que ele ouve. Se ele gosta de música sertaneja, ele vai cantar música sertaneja na igreja", diz o cantor. "Já tem muitos levitas cantando música sertaneja na igreja. E o povo ama, porque o povo gosta de celebrar."
 
Alcance do Evangelho
 
Por meio da música, Jonas relata que já teve a oportunidade de compartilhar sobre Jesus Cristo com diversos cantores da música sertaneja secular, como Eduardo Costa, a dupla Bruno e Marrone e Michel Teló.
 

Jonas Vilar durante apresentação no lançamento do CD Vitória. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
 
"A gente percebe que o pessoal do secular, muitos deles, já são bem evangelizados. Porque ou tem lá na casa deles alguém que já é crente, ou a mãe é crente, ou o tio é crente, alguma coisa assim sabe? O Evangelho no Brasil tem sido bem [espalhado]. Esses dias descobri que o Gustavo Lima está sendo evangelizado com força. Então isso é muito bacana", afirma Jonas.
 
Diante disso, Jonas encara a grande responsabilidade que carrega em ser uma referência do Evangelho. "Às vezes você acha que ninguém está te olhando, mas está todo mundo te olhando. Às vezes estão te copiando e indiretamente você está sendo um influenciador. Então, por isso, cada passo que eu dou, cada decisão, cada frase nas redes sociais, fazemos tudo muito bem pensado para que a gente não faça ninguém tropeçar."
 
"O propósito é sempre ganhar almas para Jesus, e o Senhor me deu uma isca violenta, que é a música sertaneja", conclui.
 
Jonas Vilar durante entrevista exclusiva ao Guiame. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)

veja também