A Aeronáutica abre nesta sexta-feira (19) as inscrições do concurso para 160 vagas para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários do ano de 2012.
O Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica (EAOT) é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, tem a duração aproximada de 13 semanas e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
O candidato não pode completar 44 anos ou mais de idade até o dia 31 de dezembro de 2012. Além disso, deve ter concluído, com aproveitamento, curso superior do Sistema Nacional de Ensino, em nível de graduação (bacharelado ou licenciatura de graduação plena), correspondente à especialidade a que pretende concorrer.
São 11 vagas para administração, 34 para análise de sistemas, 36 para serviço social, 3 para ciências contábeis, 2 para estatística, 6 para jornalismo, 11 para psicologia clínica, 13 para psicologia organizacional e do trabalho, 2 para publicidade e propaganda, 9 para relações públicas e 33 para serviços jurídicos.
O estagiário que concluir com aproveitamento o EAOT estará em condições de ser nomeado segundo-tenente da reserva, que será convocado a servir à Aeronáutica, obrigatoriamente, por um período de dois anos, como oficial temporário. Ao término do Estágio de Adaptação, o segundo-tenente será designado para servir em Organização Militar sediada na localidade para a qual foi selecionado, de acordo com a classificação obtida no exame.
A inscrição deverá ser feita pelos sites http://www.fab.mil.br e http://www.ciaar.com.br/concursos.html das 10h do dia 19 de agosto até as 15h do dia 15 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.
O concurso terá exame de escolaridade e de conhecimentos especializados; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a
matrícula no estágio.
A prova escrita ocorre no dia 20 de novembro em 11 cidades brasileiras: Belém , Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus. A prova de redação será aplicada apenas para as especialidades de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda e serviços jurídicos.