Santistas tentam esquecer derrota e prometem voltar ao Japão em 2012

Santistas tentam esquecer derrota e prometem voltar ao Japão em 2012

Atualizado: Segunda-feira, 19 Dezembro de 2011 as 11:02

Ganso em ação contra o Barça (Foto: Agência AFP) Os santistas deixaram o Estádio Internacional de Yokohama, neste domingo, reconhecendo que a derrota por 4 a 0 para o Barcelona, pela final do Mundial de Clubes, apesar de dolorida, não abala. O planejamento para 2012, segundo o técnico Muricy Ramalho e a diretoria, visa manter todos os principais jogadores e, além disso, reforçar o grupo. A meta, segundo todos os que passaram pela zona mista após a decisão, é voltar ao Japão no ano que vem.

O clube vai atrás de um lateral-direito para o lugar de Danilo, que foi vendido para o Porto, de Portugal. A diretoria comprou 30% dos direitos sobre o Jonas, do Coritiba, que pertenciam a um grupo de empresários. Já houve também o acordo com o jogador. Falta, porém, acertar a liberação com o Coxa. Um outro lateral-esquerdo também está na pauta, já que o elenco conta apenas com Léo.

Segundo o técnico Muricy Ramalho, outros jogadores chegarão. Mas serão reforços pontuais. Ele considera que o time santista está pronto para a temporada 2012. Só precisa incrementar o grupo com peças de reposição para ter mais opções, já que o calendário será apertado. Além de Paulistão, Libertadores e Brasileirão, o Peixe terá problemas com convocações para a Seleção Brasileira. Apesar da correria e das dificuldades da temporada brasileira, os alvinegros creem que o time terá forças para conseguir conquistar a Libertadores mais uma vez e, assim, ter o direito de retornar ao Japão.

- Claro que ninguém queria perder esse título. Temos de lamentar, mas não vamos ficar muito tristes. Sairemos de férias e vamos descansar bem. Vamos ter competições importantes e vamos trabalhar duro para estarmos aqui novamente - afirmou o zagueiro Edu Dracena.

Esse é também o pensamento do meia Paulo Henrique Ganso. Mesmo em meio a discussões sobre renovação de contrato, com a possibilidade até ser negociado no ano que vem, o camisa 10 afirma que a maior meta santista é tentar o tricampeonato mundial no ano de seu centenário.

- Tivemos um aprendizado muito grande nessa partida. Enfrentamos uma equipe bastante qualificada e acabamos perdendo. Teremos o centenário em 2012 e vamos querer estar aqui novamente com certeza.

O meia Elano admite que será uma no longo e complicado, mas acredita que o Peixe estará mais forte, principalmente no que se refere a entrosamento e experiência.

- Essa nossa temporada foi muito proveitosa. Disputamos três finais e ganhamos duas. Perdemos para uma equipe muito forte, especial, que não tem adversários. Vamos nos apresentar no dia 20 de janeiro e inciar um trabalho mais experientes e fortalecidos. Se fizermos um bom trabalho, temos tudo para tentar o Mundial novamente.

Lateral-direito Jonas, do Coritiba, vai reforçar o Santos em 2012 (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)        

veja também