Cerca de 44 mil vagas de trabalho temporário devem ser abertas até o fim do ano no estado de São Paulo. São oportunidades no setor de serviços, como lojas e em empresas terceirizadas, aquecidas pelas compras de fim de ano. Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 29% desses funcionários temporários devem ser efetivados.
Em setembro as oportunidades ainda estão concentradas na indústria e na área de logística. A partir da segunda quinzena de outubro começam as contratações para o comércio. Os candidatos com idades entre 18 e 39 anos têm mais chances 65% dos postos de trabalho devem ser ocupados por pessoas nessa faixa etária.
Para conseguir ser contratado após o período temporário, o candidato deve encarar a oportunidade como uma chance única, e não como um bico. Por isso, é necessário se destacar já no currículo, ressaltando as melhores qualidades e qualificações, cursos e experiências profissionais.
Outro dado importante é manter os contatos pessoais atualizados, para que o candidato possa ser localizado caso surja uma oportunidade.
Após começar o trabalho temporário, o candidato deve ter um comportamento pró-ativo, sem criticar o local de trabalho e os colegas, sugerindo melhoras, o que pode ser um diferencial na hora de ser efetivado.