MENU

Julgamento de Oscar Pistorius deve chegar ao fim em duas semanas

Imprensa sul-africana fala que pena deve ficar entre 25 e 15 anos e já começa a especular como seria a vida do medalhista paralímpico nas cadeias da África do Sul

fonte: Globo Esporte

Atualizado: Segunda-feira, 28 Julho de 2014 as 9

Julgamento de Oscar Pistorius deve chegar ao fim em duas semanasO julgamento de Oscar Pistorius deve chegar ao fim nas duas próximas semanas. Arrastando-se por quatro meses, o sul-africano é acusado do assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no Dia dos Namorados, em 2013, em sua casa. Caso seja condenado, Pistorius pode pegar até prisão perpétua, com direito a pedir condicional com 25 anos de prisão. Caso seja provado que ele não tinha intenção de matar Reeva ao disparar os tiros em direção ao banheiro da sua suíte, o velocista pode pegar até 15 anos. A imprensa da África do Sul não acredita em um julgamento que o livre de qualquer acusação.

Com uma condenação iminente, a mídia sul-africana já começa a especular como seria a vida de Pistorius na prisão. O número de presos na África do Sul é o maior do continente, com 157.937 mil detentos. As cadeias enfrentam superlotações, com média de ocupação 28% acima das condições ideais, de acordo com estudo da Central Internacional de Estudos Prisionais.

De acordo com o documento, presos costumam ficar 23 horas nas celas e apenas uma hora fora delas, em banho de sol. Alguns falam em tortura com choques elétricos e injeções forçadas. Celas com capacidade para 32 pessoas teriam 88, usando o mesmo banheiro e chuveiro. Muitos morreriam por falta de facilidades médicas. A dúvida da imprensa é se Pistorius seria colocado junto dos demais presos ou teria alguma vantagem pelo seu histórico de atleta, sendo medalha de ouro nas Paralimpíadas de 2004, 2008 e 2012, em Londres.

Nas últimas semanas, Pistorius envolveu-se em uma briga de bar em Johanesburgo e acabou sendo expulso do local após se desentender com outro frequentador, identificado como Jared Mortimer. Testemunhas dizem que ele estava embriagado e teria inclusive insultado a família do presidente do país, Jacob Zuma.

veja também