A Fifa divulgou que recebeu mais de seis milhões de pedidos de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 até as 7h (de Brasília) desta quinta-feira, quando foi encerrada a primeira fase da venda. De um total de 6.164.682 pedidos, 70,83% foram feitos do Brasil, enquanto os outros 29,14% tiveram origem em 203 nações diferentes. Entre os cinco países com mais solicitações, o Brasil teve 4.368.029 pedidos; os EUA, 374.065; a Argentina, 266.937; a Alemanha, 134.899; e o Chile, 102.288. Em seguida, vêm Inglaterra, Austrália, Japão, Colômbia e Canadá.
De acordo com o site oficial da entidade, o jogo com mais pedidos foi a grande final, que será realizada no Maracanã no dia 13 de julho do ano que vem: um total de 751.165 solicitações. O jogo de abertura do Mundial, por sua vez, teve 726.067 pedidos.
Agora, a Fifa fará um sorteio (entre 11 de outubro e 4 de novembro) para definir quem poderá comprar as entradas. A pessoa que for selecionada terá o valor cobrado no cartão de crédito indicado no momento do cadastro. Depois da "loteria" da primeira fase, os torcedores terão a chance de compra direta de ingressos, entre os dias 5 e 28 de novembro, por ordem de chegada (com indicação automática se a entrada foi vendida ou não).
A segunda fase será realizada entre 8 de dezembro - após a definição da tabela - e 30 de janeiro. Mais uma vez, será por sorteio: após o pedido no site oficial, o torcedor saberá entre 31 de de janeiro e 25 de fevereiro se teve a solicitação atendida. Em seguida, de 26 de fevereiro a 1º de abril, a Fifa abrirá novamente a compra por ordem de chegada.
Por fim, há a a terceira fase, chamada de "venda de última hora". Ela será só por compras em ordem de chegada, a partir de 15 de abril, e as entradas poderão ser adquiridas pelo site oficial ou pelos Centros de Ingressos instalados nas 12 cidades-sedes (os endereços ainda não foram divulgados).
- São 21 países pedindo ingressos. Até o próximo dia 4 de novembro as pessoas vão saber se esses pedidos foram aceitos. Todos os ingressos que não foram alocados serão vendidos posteriormente - disse o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, responsável pela operação de venda dos ingressos.