MENU

GUIA DA RODADA #24: briga direta contra o Z-4 e líder com jogo duro

GUIA DA RODADA #24: briga direta contra o Z-4 e líder com jogo duro

Atualizado: Sábado, 28 Setembro de 2013 as 6

GUIA DA RODADA #24: briga direta contra o Z-4 e líder com jogo duroEm tese, é uma rodada propícia para cair a distância do líder para o vice. Em tese, a última também era, e aconteceu exatamente o contrário. A combinação da visita do Cruzeiro ao Inter e do jogo do Botafogo em casa contra a Ponte Preta é animadora para os cariocas. Mas seu próprio desempenho, e em especial o rendimento da Raposa, indica o contrário. Seja como for, os donos do Brasileirão até agora podem subir para dois dígitos (11 pontos) o conforto de que desfrutam na ponta do campeonato, desde que vençam a parada dura no Rio Grande do Sul, contra um time que parece ficar mais forte justamente ao enfrentar os fortes.
 
Mas a atenção no Brasileiro está longe de se restringir aos líderes. A árdua briga contra o rebaixamento faz com que esta seja mais uma rodada de duelos interessante entre equipes que ou ainda não se livraram da queda, ou são assombradas por ela. Destaque para Flamengo x Criciúma e Bahia x Vasco.
 
GOIÁS x FLUMINENSE
SÁBADO, 18H30M - SERRA DOURADA
O atual sexto posto é a melhor colocação já alcançada pelo Goiás neste Brasileirão. Justamente por isso, o time esmeraldino vai a campo para colar no grupo de classificados para a Libertadores. Ao longo do campeonato, a equipe deu sinais, mas jamais provas, de que poderia invadir o bloco dos quatro primeiros colocados. Mas agora o momento é extremamente favorável. São três rodadas de invencibilidade, com vitórias sobre Corinthians e São Paulo e empate com o Coritiba. Jogando em casa, a equipe goiana pode encurtar para apenas três pontos a distância do G-4 - permitindo uma arrancada até o final da disputa. O mando de campo costuma fazer bem ao Goiás, que só perdeu um dos 11 jogos no Serra Dourada - foram cinco vitórias e cinco empates. A perspectiva de vitória, porém, tem um percalço: um adversário que parou de perder. O Fluminense tem seis rodadas sem derrota no Brasileirão e ensaia uma escalada na tabela - apesar do empate com o Coritiba na última rodada. O Tricolor pode levar vantagem por ter contado com toda a semana para treinar, ao passo que o adversário jogou pela Copa do Brasil - venceu o Vasco por 2 a 1 no primeiro duelo das quartas de final. Sem Rafinha, suspenso, e Wagner, poupado, Luxemburgo coloca Biro Biro e Felipe na equipe, que também tem o zagueiro Leandro Euzébio e o meia Jean como novidades. No Goiás, Walter e Renan Oliveira, dois dos principais jogadores do time, são dúvida.
 
Cartola FC: o Goiás vive boa fase na temporada, e jogando dentro do Serra Dourada a opção pelo atacante Walter é quase certeza de bons frutos. O jogador marcou sete dos seus oito gols no Brasileirão no estádio, além de custar apenas 7.94 cartoletas. Mas atenção: a escalação dele não é certa. No Fluminense, a aposta pode ser o goleiro Diego Cavalieri. Se estiver em uma noite inspirada, ele pode render pontos. No entanto, o preço do camisa 12 não é dos melhores: C$ 17.54.
 
Na TV: SporTV (menos PE) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.
 
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Daniel Luis Marques (SP).
 
Você sabia que... o Goiás tem mais gols marcados do que sofridos contra o Flu, mesmo tendo perdido mais jogos do que vencido? Em 41 partidas, os cariocas ganharam 15, os goianos venceram 14 e houve 12 empates. Mas os esmeraldinos marcaram 67 gols, contra 59 dos tricolores.
 
NÁUTICO x CORITIBA
SÁBADO, 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
São duas equipes em momento de transição no comando técnico. O Náutico estreou Marcelo Martelotte no jogo contra o Santos (empate por 1 a 1), depois de tentar, sem sucesso, fazer com que o (eterno) interino Levi Gomes desse jeito no time. Já o Coritiba resolveu demitiu Marquinhos Santos - o superindente de futebol do clube, Felipe Ximenes, saiu junto. A diretoria alviverde estava preocupada com os rumos do time, em queda gradativa na tabela.  Líder em três rodadas do campeonato (quarta, quinta e sétima), o Coxa agora está mais perto da zona de rebaixamento do que de uma vaga na Libertadores. Nem Alex vem salvando o time, apesar de manter as boas atuações. A chance de um princípio de recuperação chega com o duelo contra o pior time do campeonato. O Náutico segue afundado na lanterna, mas pelo menos conseguiu empatar seus últimos dois jogos. A distância de 16 pontos para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é desencorajadora, mas uma eventual vitória sobre o Coritiba pode render esperança aos alvirrubros. O Náutico não terá um de seus principais jogadores, o volante Derley, suspenso. O Coritiba pode ter o retorno do atacante Bill.
 
Cartola FC: mesmo dentro de casa, escalar jogadores do lanterna Náutico, que só venceu duas partidas até o momento, não é recomendável. Mas para quem quiser arriscar, Maikon Leite pode ser uma alternativa. O atacante ganhou uma chance contra o Santos, na última quarta-feira, e deixou sua marca. Ele custa somente C$ 9.73. Já no Coritiba, o centroavante Bill, que retorna de lesão e custa apenas C$ 2.29, pode ser uma boa aposta de gols contra a pior defesa do campeonato.
 
Na TV: Premiere FC, com Eri Santos e Mário Flávio.
Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva (SE), com Ailton Farias da Silva (SE) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).
 
Você sabia que... o Náutico jamais venceu o Coritiba na era dos pontos corridos do Brasileirão? Foram sete jogos, com seis vitórias do Coxa e um empate.
 
BOTAFOGO x PONTE PRETA
SÁBADO, 21H - MARACANÃ
O segundo melhor e o segundo pior do campeonato se enfrentam no Maracanã. O Botafogo precisa vencer. Necessariamente. E não apenas por questões numéricas, não apenas pela importância de tentar diminuir a distância de oito pontos que o separa do Cruzeiro. Precisa vencer porque precisa recuperar a rotina de bons resultados. Em uma temporada tão positiva, os alvinegros estranham as duas derrotas seguidas no Brasileirão, acompanhadas pelo empate com o Flamengo na Copa do Brasil. A queda de aproveitamento do time é consequência da baixa produção. O desempenho de atletas como Seedorf e Lodeiro, tão importantes, se tornou preocupante. Se não vencer agora, o Botafogo pode criar uma bola de neve para a reta final do campeonato e até comprometer sua caminhada. Do outro lado, está a Ponte Preta, penúltima colocada, mas que já viveu momentos piores no campeonato. Nas últimas três rodadas, quase venceu o Flamengo (levou um gol no final), bateu o Corinthians e levou 1 a 0 do Atlético-PR. Melhor: ganhou do Deportivo Pasto, da Colômbia, por 2 a 0 pela Sul-Americana. É um momento de ânimo renovado no time campineiro, que ainda sonha se livrar do rebaixamento - está oito pontos distante do Flamengo, o primeiro fora da zona de queda. Um porém: está sem os atacantes William e Chiquinho.
 
Cartola FC: uma boa aposta do time alvinegro é o jovem Hyuri, que substitui o lesionado Elias. Ele custa apenas C$ 9.08, e os três gols que marcou pelo time carioca foram no Maracanã, local do jogo deste sábado. Do outro lado, a Macaca deve exercer forte marcação. Com isso, o volante Fellipe Bastos surge como boa opção. Além da possibilidade de roubadas de bola, o jogador é ótimo cobrador de faltas. Quem quiser contar com ele terá que pagar C$ 13.53.
 
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
 
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Fabio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
 
Você sabia que... o Botafogo ainda não ficou quatro jogos sem vencer neste Brasileirão? Se não bater a Ponte, o clube carioca terá sua pior sequência no campeonato.
 
FLAMENGO x CRICIÚMA
DOMINGO, 16H - MARACANÃ
Jogo importantíssimo. O primeiro time fora da zona de rebaixamento e o primeiro time dentro dela se enfrentam em duelo direto da luta contra a queda. Apenas dois pontos os separam. Se os catarinenses vencerem no Maracanã, jogarão o adversário para o Z-4. Com novo técnico, Argel Fucks, o Tigre tenta encontrar uma regularidade que o afaste do perigo do descenso. A equipe vem sendo muito instável: perde jogos que parecem fáceis e vence outros que tendem a ser mais difíceis. O Flamengo também se acostuma a seu novo comandante, Jayme de Almeida, e dá sinais de animação depois do ótimo primeiro tempo contra o Botafogo pela Copa do Brasil. No Brasileirão, porém, a situação é preocupante. São três rodadas sem vencer, incluindo o empate por 0 a 0 com o lanterna Náutico na última rodada.
Cartola FC: o zagueiro Samir vem se firmando na zaga rubro-negra e possivelmente fará uma boa pontuação, como aconteceu contra o Náutico. A promessa do Fla custa apenas C$ 3,66. Excelente preço no mercado. No Tigre, Daniel Carvalho, mais perto da forma ideal, ainda não provou o seu real valor. O confronto decisivo com o Flamengo é uma boa oportunidade para o meia. Ele custa apenas C$ 3,10.
 
Na TV: TV Globo (para SC), com Giovanni Martinelli e Rodrigo Faraco, e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Edinho.
 
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), com Marcelo Carvalho van Gasse (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS).
 
Você sabia que... o Criciúma jamais venceu o Flamengo no Rio pelo Campeonato Brasileiro? Foram cinco vitórias rubro-negras e um empate.
 
SÃO PAULO x GRÊMIO
DOMINGO, 16H - MORUMBI
Um dos melhores jogos da rodada, certamente. A escalada do São Paulo pós-chegada de Muricy Ramalho foi freada na última rodada com a derrota para o Goiás. A tabela segue avisando que o rebaixamento é um perigo real, mas o time paulista está longe de viver seu pior momento no pesadelo em que se configurou o Brasileirão-2013. O adversário da equipe do Morumbi é dos mais fortes, mas vive fase de repetidos tropeços. São quatro jogos sem vencer, três deles pelo Brasileirão: derrota para o Atlético-MG e empates com Santos e Vitória (somados à igualdade sem gols com o Corinthians pela Copa do Brasil). O time tricolor discute sua escalação habitual, com um 3-5-2 formado por três volantes, enquanto Elano e Zé Roberto ficam no banco. Contra o Timão, Renato montou a equipe no 4-3-3. O zagueiro Rhodolfo, emprestado pelo São Paulo ao Grêmio, não poderá jogar pelos gaúchos. Saimon volta. Maicon é dúvida no clube paulista.
 
Cartola FC: mais disciplinado desde a chegada de Muricy Ramalho, Luis Fabiano chegou a 100 gols no Morumbi e atuará novamente em seu estádio favorito. O centroavante vale C$ 17,56. No Grêmio, o volante Souza é um dos principais ladrões de bola e também costuma aparecer no ataque com assistências. A eficiência defensiva e ofensiva custa C$ 12,66.
 
Na TV: TV Globo (para SP, MG - menos Coronel Fabriciano, Juiz de Fora e Montes Claros -, DF, RS, PR, GO, MT, MS, PE, Salvador-BA, CE e TO), com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
 
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e João Patrício de Araújo (GO).
 
Você sabia que... o duelo entre os Tricolores pelo Brasileirão registra o mesmo número de vitórias para cada lado? São 20, além de 12 empates, em 52 jogos.
 
BAHIA x VASCO
DOMINGO, 16H - FONTE NOVA
Outro jogo fundamental na luta contra o rebaixamento. Para o Bahia, é uma partida com clima de salvação. Já são seis pontos de distância para o Z-4, e uma eventual vitória servirá para aumentar esse afastamento, dando ares mais tranquilos à equipe tricolor no Brasileirão. O time baiano vai a campo embalado por duas vitórias muito expressivas: contra Inter (2 a 0 em Salvador) e Botafogo (2 a 1 no Rio de Janeiro). Já o Vasco acumula quatro derrotas consecutivas, que representaram o mergulho na zona de rebaixamento. Por outro lado, na Copa do Brasil, mesmo com nova derrota (2 a 1 para o Goiás), a atuação foi positiva. As duas equipes irão a campo com o desgaste das competições paralelas, já que o Bahia também atuou no meio da semana  - nesta quinta-feira, na Colômbia, levou 1 a 0 do Nacional de Medellin, pela Copa Sul-Americana.
 
Cartola FC: na briga pela artilharia do campeonato, Fernandão tem se destacado no comando do ataque do Bahia. Depois de marcar no primeiro turno em São Januário, ele tenta repetir a dose contra o Vasco. O atacante custa C$ 13,80. Assim como o Tricolor, o Cruz-Maltino terá um goleador em campo. André já balançou a rede nove vezes no Brasileiro e é a esperança vascaína para vencer em Salvador. O centroavante custa C$ 17,38.
Na TV: TV Globo (para RJ, Coronel Fabriciano-MG, Juiz de Fora-MG, Montes Claros-MG, ES, BA - menos Salvador -, RN, AL, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Jorge Allan.
 
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
 
Você sabia que... os visitantes venceram os dois duelos entre as equipes pelo Brasileirão do ano passado? O Vasco fez 2 a 1 no Pituaçu, e o Bahia ganhou por 4 a 0 em São Januário.
 
PORTUGUESA x CORINTHIANS
DOMINGO, 16H - MORENÃO
Não dar o favoritismo ao Corinthians contra a Portuguesa, em situações normais de clima, temperatura e pressão, soaria estranho. Mas talvez não seja uma situação normal de clima, temperatura e pressão. É um momento de crescimento da Lusa, que parecia tão frágil, e de queda do Timão, que parecia tão forte. Quem diria: se vencer o jogo em Campo Grande-MS, a Portuguesa ultrapassará os atuais campeões do mundo no Brasileirão. É uma realidade que escancara o quanto o Corinthians vem despencando no campeonato. Os comandados de Tite não vencem há seis rodadas - o jejum chegará a um mês em caso de novo tropeço. Não por acaso, hoje estão mais próximos do Z-4 do que do G-4. A Portuguesa, em movimento inverso, ganhou três de seus últimos quatro jogos e conseguiu escapulir da área de queda. Desde a chegada do técnico Guto Ferreira, o aproveitamento subiu para 50%. A Lusa vai a campo mais descansada, visto que não jogou no meio de semana. Douglas e Danilo apresentam desgaste no Corinthians e podem ficar fora - o que aumenta as chances de Alexandre Pato jogar. A Portuguesa não tem Diogo, que passa por cirurgia de apendicite e fica um mês parado.
 
Cartola FC: a Lusa terá pela frente uma defesa sólida. Por isso, talvez seja melhor apostar em outros setores que não o ataque. O volante Bruno Henrique já marcou três gols e custa só C$ 4.09. Pelo lado do Timão, em crise ofensiva, a sugestão é o zagueiro Gil, sempre seguro, com boa média (4.64) e preço razoável - C$ 14.39.
 
Na TV: Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.
 
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que... a Portuguesa ainda não venceu o Corinthians neste século pelo Brasileiro? Foram cinco partidas, com três vitórias do Timão e dois empates.
 
INTER x CRUZEIRO
DOMINGO, 18H30M - ESTÁDIO DO VALE
Existe certa inversão de valores no jogo entre Inter e Cruzeiro. Dos gaúchos, de quem tanto se esperava, pouco se viu; dos mineiros, em quem poucos apostavam, tanto surgiu. Mesmo que a campanha colorada no Brasileirão seja outra vez decepcionante, é bastante claro que o líder do campeonato tem um missão duríssima neste domingo. Apenas duas equipes conseguiram tirar pontos da Raposa em casa na disputa, e uma delas foi o Inter, em empate por 2 a 2. Agora, o jogo é no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo, onde os comandados de Dunga acumulam tropeço em cima de tropeço. Como mandantes, os colorados venceram apenas quatro em 11 jogos disputados - empataram outros quatro e perderam três. É um momento de indefinição sobre o time, com constantes trocas entre as várias boas peças ofensivas - mas que parecem não se encaixar. Nesta quinta-feira, no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR pela Copa do Brasil, o time melhorou quando Leandro Damião (há dez jogos sem gols) saiu e Scocco entrou. A formação titular pode ter mudanças. O mesmo acontecerá no Cruzeiro, com a entrada de Henrique e Dagoberto no lugar de Lucas Silva e Ricardo Goulart. A campanha da Raposa se torna cada vez mais impressionante. Já são nove rodadas sem perder - oito vitórias e depois o empate com o Corinthians na última rodada. A derrota mais recente, coincidentemente, foi no Rio Grande do Sul, para o Grêmio, por 3 a 1.
 
Cartola FC: como os dois times têm bons ataques, a expectativa é de muitos gols. Forlán acaba de retornar de lesão e deve estar cheio de vontade de balançar as redes. Se não conseguir transpor a boa defesa cruzeirense, o uruguaio é perigoso em chutes de fora. Ele custa C$ 19.41, mas vale a aposta pela média considerável (5.48). O líder do Brasileiro conta com a regularidade de Willian no ataque. Ele tem cinco assistências, três gols e média de 6.41. E ainda é barato: C$ 10.83.
 
Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Jorge Vinícius e Ivan Andrade.
 
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Carlos Berkenbrock (SC).
 
Você sabia que... Inter e Cruzeiro decidiram o Brasileirão de 1975? Gol de Figueroa deu aos gaúchos seu primeiro título nacional. No ano seguinte, porém, a Raposa superou o Inter na Libertadores e ficou com o título continental.
 
ATLÉTICO-MG x SANTOS
DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA
Separados por apenas um ponto, Atlético-MG e Santos tentam se aproximar do bloco superior da tabela no jogo deste domingo, no Mineirão. Depois do pavor gerado por aquela derrota de 8 a 0 para o Barcelona, a campanha do Peixe é até animadora. Mas parece faltar ao time o poder de arrancada. Foi o que aconteceu no jogo atrasado contra o Náutico na quarta-feira, uma típica partida para vencer sem sobressaltos. E empatou. Está seis pontos atrás do G-4, mas a distância poderia ser de quatro. Resta recuperar terreno contra o Atlético-MG, a quem apenas o título interessa - mas se torna quase impossível, dada a distância de 18 pontos para o rival Cruzeiro. Na quarta-feira, o Galo empatou com o Criciúma. Faltando menos de três meses para o Mundial, o que mais interessa agora é se preparar bem, e vencer os jogos faz parte do processo. Os campeões da América não terão Ronaldinho Gaúcho neste jogo e em todo o restante do campeonato. Ele tem grave lesão muscular e pode nem ir ao Marrocos. O Santos deve ter o retorno do volante Arouca e do atacante Thiago Ribeiro. Montillo, lesionado, está fora.
 
Cartola FC: em casa, o Galo pressiona seus adversários. Um dos jogadores mais incisivos do time é Fernandinho, dono de boa média de pontos (4.54), muitas faltas sofridas, dois gols e duas assistências. O preço é camarada: C$ 9.43. Sem Montillo, a equipe santista confia no talento de Cícero. O meia vive momento de artilheiro (tem oito gols no Brasileiro) e não é tão caro - C$ 14.23.
 
Na TV: Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
 
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... existe grande equilíbrio no histórico de partidas entre as duas equipes? Contabilizadas todas as competições, são 87 jogos, com 32 vitórias para cada lado e 23 empates.
 
ATLÉTICO-PR x VITÓRIA
DOMINGO, 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Àqueles que desconfiam do Atlético-PR, o clube rubro-negro oferece bons resultados em cima de bons resultados. Depois de recentemente titubear no Brasileirão, o Furacão já emendou novamente duas vitórias, se firmou no terceiro lugar e consolidou sua luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Receberá o Vitória depois de conseguir bom empate contra o Inter pela Copa do Brasil. Os paranaenses jogarão em casa, onde não perderam no Brasileirão-2013. São seis vitórias e cinco empates. Agora enfrentarão um adversário que não perde há cinco rodadas - desempenho que rendeu um distanciamento de seis pontos para a zona de rebaixamento. O time parece evoluir com Ney Franco, e o jogo deste domingo pode dar o aviso definitivo de que o Vitória não cairá. O volante Luiz Gustavo, recém-chegado ao clube baiano, pode estrear. O Furacão não terá o lateral-direito Léo.
 
Cartola FC: se achar que Éderson é caro demais (C$ 18.24), escalar seu companheiro de ataque Marcelo é uma ótima pedida para quem aposta no Furacão. Marcelo é um garçom eficiente (cinco assistências) e participa ativamente dos jogos, com média 3.56. Quem acreditar no Leão pode confiar em Wilson, o goleiro com maior número de defesas difíceis na competição (49). Ele vale C$ 13.60.
 
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
 
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC).
 
Você sabia que... faz 11 anos que um jogo entre as duas equipes não termina empatado pelo Brasileirão? Foram 11 partidas no período, com oito vitórias dos baianos e três dos paranaenses.

veja também