O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney venceu nesta terça-feira (24) as primárias nos estados de Delaware, Connecticut, Pensilvania, Nova York e Rhode Island, e já fala como o provável indicado republicano para as eleições de novembro.
"Esta noite marca o início de uma nova campanha", disse Romney a seus partidários em New Hampshire, palco de sua primeira vitória nas primárias republicanas, em janeiro passado. "Um país melhor começa hoje", emendou.
"Aguentem ainda um pouco mais. Um Estados Unidos novo começa esta noite", disse Romney, que deverá esperar a Convenção Nacional do Partido Republicano, em Tampa, no estado da Flórida, no final de agosto, para ser indicado oficialmente candidato à presidência, contra o democrata Obama.
Fortalecido com as vitórias desta terça-feira, o moderado Romney falou abertamente como candidato republicano, convocando os eleitores a expulsar Obama do poder.
Após a apuração em 220 das 236 circunscrições em Delaware, Romney obtinha 56% dos votos, contra 27% para o ex-presidente da Câmara de Representantes,Newt Gingrich, e 11% para o congressistaRon Paul, segundo a CBS News.
Em Connecticut, Romney recebia 67% dos votos, depois da apuração de 25% das urnas, segundo a rede MSNBC. Paul aparecia com 14% e Gingrich, com 11%.
Em Rhode Island, após a apuração de 59% dos votos, Romney liderava com 63%, contra 25% para Paul e 6% para Gingrich. Romney também venceu na Pensilvânia e em Nova York, segundo as redes de TV.
Fortalecido com as vitórias desta terça-feira, o moderado Romney falou abertamente como candidato republicano, convocando os eleitores a expulsar Obama do poder.
Até esta terça-feira, Romney já havia conquistado 683 dos 1.144 delegados necessários para obter a indicação republicana, segundo o site especializado RealClearPolitics.
Os cinco Estados em disputa hoje concediam 230 delegados, e Romney ficou com quase todos.