Rebeldes atacaram o consulado dos Estados Unidos no oeste do Afeganistão nesta sexta-feira (13), deixando pelo menos um morto.
Além de intenso tiroteio no local, uma explosão ocorreu na entrada do prédio diplomático na cidade de Herat, perto da fronteira com o Irã.
O ataque foi confirmado pelo governador da província de Herat, Sayed Fazlullah Wahidi, à agência local "Pajhwok".
A ofensiva rebelde ocorreu pouco antes das 6h, quando um caminhão que transportava os rebeldes acelerou em direção ao edifício, informou um porta-voz do Departamento de Estado. Durante a batalha, o caminhão explodiu, causando grandes danos ao portão de entrada do consulado.
As informações, porém, ainda não são precisas. Há versões diferentes sobre o ataque.
O Talibã reivindicou o ataque em um e-mail enviado à rede americana CNN.
Autoridades disseram que ataque deixou nove feridos. A France Presse (AFP) informou que o confronto deixou um morto e 18 feridos, enquanto a BBC noticia a morte de três pessoas no local.
A Associated Press (AP) informou, com base na declaração da porta-voz Marie Harf, que nenhum funcionário do consulado foi ferido e que o prédio está seguro.
Há um ano, no dia 11 de setembro, um consulado norte-americano na Líbia foi alvo de ataque na cidade de Benghazi, que resultou nas mortes do embaixador americano, Christopher Stevens, e outros três funcionários.