No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Mulher teve veículo rebocado no último dia 11 de novembro. Carta se refere a servidor como 'da cor da noite sem estrelas'.

fonte: Globo.com

Atualizado: Segunda-feira, 17 Novembro de 2014 as 2:20

No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Carta se refere a servidor negro como "cor da noite sem estrelas" (Foto: Reprodução)
Mensagem chama servidores de "malditos" e "excomungados'' (Foto: Reprodução)

Após a operação de reboque de um carro, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recebeu uma carta com ofensas, xingamentos e trechos de teor racista dirigida aos servidores que retiraram o veículo. De acordo com o departamento, o carro estava estacionado irregularmente em uma vaga destinada a táxi e foi rebocado por fiscais de trânsito no dia 11 de novembro junto com outras quatro motos.

De acordo com o Detran-CE, a mulher entregou três cartas, uma para o diretor do órgão e outras duas para os dois agentes. Na carta, ela diz que os dois rebocaram o carro injustamente e que o veículo foi danificado pelos agentes. Afirma ainda que o carro foi ''roubado'' pelos agentes. "Sou a senhora proprietária do carro que vocês 'roubaram' ontem, pela manhã, na Rua Marcos Macêdo. Estavam  lá parados 4 carros, mas vocês acharam de só levar rebocado o meu. Um carro 0 KM, com apenas 10 dias de uso,  sem nenhum arranhão, sequer que fosse, do tamanho de uma unha. E vocês colocaram na avaliação (está apensa a esta) que tinha arranhões, amassados e pneu cortado", escreveu. A carta não traz assinatura, mas tem mensagem e nome da motorista digitados.

Racismo
Em outro momento ela diz: "Seus desgraçados, excomungados, amaldiçoados: que o diabo, o satanás, o senhor das trevas acompanhe vocês a partir de agora". "Agora vou me referir ao cor da noite sem estrelas, o que estava  dirigindo o carro do reboque: hoje tu vive como gente, convivendo com gente, por causa da maldita princesa  Isabel", diz a carta.

 

Um dos servidores ao qual a carta foi dirigida, Eduardo Soares, disse em entrevista ao G1 que lamenta o caso. Segundo ele, os  agentes fizeram apenas o seu dever. "Entendemos a raiva por ter o carro rebocado. Realmente é chato você chegar ao local e não ver mais o seu veículo. No entanto, eu lamentei o teor das palavas escritas por ela na carta. Fiquei muito triste e não esperava esse tipo de agressão", afirmou Soares.

O Detran-CE informou que orientou os dois funcionários a fazer um Boletim de Ocorrência e acrescentou que setor jurídico vai analisar o caso. "O setor jurídico orientou os dois funcionários a fazer um Boletim de Ocorrência. E ao mesmo tempo dar entrada ao protocolo solicitando providências neste sentido. Vamos trabalhar para que os dois agentes sejam protegidos", informou o órgão de trânsito.

Ainda conforme o servidor, ele e o amigo de trabalho já acionaram o departamento jurídico do Detran-CE que prometeu tomar providências. "No outro dia, nós fizemos um Boletim de Ocorrência. Agora é esperar o que vai  acontecer. Espero que a Justiça seja feita", afirmou Soares.

Em entrevista por telefone, mulher, que se diz servidora pública, negou a autoria da carta. "Tem a minha assinatura? Não. Então não fui eu. Não tem assinatura. Isso significa que não há prova materiais. Então, eu nego. Qualquer pessoa pode escrever qualquer coisa e entregar como nome de qualquer pessoa'', disse.

veja também