Microsoft , AOL e Yahoo anunciaram na terça-feira (8) um acordo para compartilhar seus anúncios gráficos e integrar suas plataformas de vendas, em um esforço para acabar com o crescimento de Google e Facebook no mercado de publicidade on-line. Por meio da parceria, as três empresas pretendem comercializar anúncios on-line entre si e facilitar o processo de compra e venda para anunciantes.
O acordo entrará em vigor no início de 2012 nos Estados Unidos, enquanto AOL e Yahoo estenderão sua colaboração no Canadá. A aliança permitirá que cada uma das companhias venda espaço publicitário para banners nos sites das parceiras.
Executivos do Yahoo, AOL e Microsoft afirmaram que não antecipavam objeções do Departamento de Justiça norte-americano, que poderia desaprovar a parceria porque ela pode reduzir a concorrência ou afetar os preços da publicidade.
Embora as empresas estejam firmando uma parceria, continuarão concorrendo ativamente pelas verbas publicitárias dos anunciantes e por parceiros de conteúdo, e cada qual manterá seus controles sobre as páginas.
O fato de nos unirmos para oferecer este tipo de acesso de qualidade, embora cada um com suas próprias ofertas de anúncios diferenciados, é algo que vai beneficiar o mercado em seu conjunto, disse Rik van der Kooi, vice-presidente corporativo do Grupo de Negócios da Microsoft Advertising, em comunicado.
Facebook e Google devem aumentar suas participações no mercado de publicidade on-line nos Estados Unidos em 2011, para 9,3% e 16,3%, respectivamente, segundo estimativas da empresa eMarketer. Enquanto isso, AOL, Microsoft e Yahoo devem perder mercado, com o Facebook superando o Yahoo pela primeira vez este ano.