1. Abusar dos lenços demaquilantes
É claro que você não precisar jogar todos os seus no lixo, mas é bom limitar o uso para emergências. A grande maioria deles é composta por elementos químicos que removem a maquiagem com facilidade, mas que também são bem agressivos à pele. Sem falar na própria toalhinha, que muitas vezes é porosa e áspera e pode irritar as regiões mais sensíveis do rosto.
2. Usar produtos para “secar”as peles oleosas
Quando se tem a pele muito oleosa, faz sentido querer investir em produtos que prometem secar a textura da pele. Porém, o excesso de sabonetes e espumas faciais muito adstringentes, que mandam a oleosidade embora, pode causar um sério efeito rebote. Nesse caso, a pele vai produzir ainda mais óleo, como forma de proteção natural. Para o dia a dia, prefira opções menos agressivas, que limpam os poros sem deixar a pele seca demais.
3. Lavar o rosto apenas uma vez
Será que uma vez basta para deixar a pele limpinha? Pense só em quantas camadas de produtos passamos na pele diariamente: protetor solar, sérum, cremes, óleos hidratantes e boas doses de maquiagem somadas à poluição da cidade. Perceba que uma lavagem tira apenas o superficial dessas camadas. Então, repita a etapa da limpeza do rosto mais de uma vez por dia para desobstruir os poros e deixar a pele limpa mais profundamente.
4. Esfoliar, esfoliar e então esfoliar mais um pouquinho
A esfoliação deixa uma sensação de pele macia, fresca e limpa. Isso pode ser viciante e dar vontade de fazer o processo sempre. Porém, exagerar nesta etapa pode prejudicar até as peles mais resistentes. Prefira deixar a esfoliação na rotina uma ou duas vezes por semana.
5. Não ler os rótulos
Somos todas culpadas em ler apenas a frente das embalagens e ignorar o rótulo. No entanto, é nele que as informações mais importantes estão, como compostos químicos que podem causar alergias ou serem prejudiciais à pele. O laurilsulfato de sódio, por exemplo, é muito comum em sabonetes já que faz muita espuma, mas também é muito agressivo quando usado todos os dias.
6. Não hidratar a pele
Pode ser que você já saiba disso, mas nunca custa reforçar: a hidratação da pele é um passo super importante. Às vezes, as donas de pele oleosa costumam pensar que, ao hidratar a pele estarão deixando-a ainda mais oleosa, mas isso é mito! Oleosidade e hidratação são coisas distintas e os produtos têm diferentes níveis de emoliência.