Quando o frio chega, as chances de banhos quentes aumentam. Para fugir do frios, as pessoas costumam elevar a temperatura da água sem tomar cuidados com a pele. O clima juntamente com água quente favorece para o ressecamento da pele, e o cuidado com a hidratação deve estar incluída diariamente.
“Nesta época, o ambiente fica mais frio e seco e com isso a pele fica mais desidratada pela perda de água, fazendo com que ela fique ressecada, fina e sem brilho”, explica Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Uma notícia boa: os banhos, em uma temperatura morna, não são prejudiciais à saúde a e viscosidade da pele.
“A pele tem uma camada natural de proteção, feita de água e gordura, que é retirada quando a água é muito quente. O banho morno, entre 29°C a 37°C, é agradável e não causa danos à pele. Mas o controle da temperatura da água não é tudo. Também é preciso evitar ficar debaixo do chuveiro por mais de 20 minutos”, indica a expert.
Todos os produtos usados nos banhos e após a ele devem ter mais ativos hidrantes para evitar o ressecamento.
“O sabonete ideal é aquele que possui hidratante - substancias como: semente de uva, uréia, lactato de amônio. Usar sabonetes suaves, de glicerina ou com hidratantes, por exemplo, são outras dicas importantes. Após o banho, principalmente as pessoas com pele seca, devem aplicar hidratante. Pode ser em barra ou liquido ou até mesmo em mousse. Para as pessoas que tem pele oleosa, não se deve usar sabonete hidratante, pois a pele já se encontra oleosa e isto pode causar espinhas, deixando a pele ainda mais oleosa”, relvela Karla.
Outra boa notícia é que há tratamentos que apresentam melhores resultados nos dias gelados e em banhos quentes. É o caso da esfoliação.
“O banho quente dilata os poros, por isso é ótimo para fazer esfoliação. Uma boa opção é usar saias de banho como esfoliantes, pois a pele fica mais macia após o banho e hidrata bastante. Evite bucha vegetal, pois ela retira a camada superficial da pele, removendo a oleosidade e ressecando a pele. Apesar de serem conhecidas por ajudar na esfoliação, seu efeito mais prejudica do que auxilia a beleza da pele”, afirma a dermatologista.