Quando se comenta sobre a demora do crescimento do cabelo, não é raro ouvir a seguinte explicação: para ele crescer mais rápido, tem que cortar as pontas. Mas será mesmo que isso faz sentido?
Segundo o dermatologista Márcio Rutowitsch, da UFRJ, em entrevista à revista NOVA, o verdadeiro truque para ter cabelos compridos o quanto antes é cortar menos. Isso porque quem determina como eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas.
Ou seja, cortar os fios melhora o aspecto do cabelo, pois eles ficam livres das pontas duplas, mas não acelera o crescimento nem os deixa mais fortes, diz a dermatologista Carla Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista à WOMENS HEALTH.
Por isso, se você busca madeixas mais longas, a solução é apará-las a cada seis meses. Mas fique ciente de que as pontas podem não se manter tão bonitas no final desse período e ele pode não crescer o comprimento desejado. Afinal, a vida do fio dura entre dois e seis anos, alternando períodos de crescimento, repouso e queda. Quanto cada fase vai levar é que define o limite deles, completa Márcio.