Tecnicas para deixar os cabelos lisos não faltam no mercado. É possível conquostar o efeito através da chapinha, alisamento com quimica, cremes e a mais recente no mercado, escova de aminoácidos.
O procedimento capilar está fazendo sucesso nos salões cariocas, como promessa de acabar com o volume é reduzir o frizz e alisar os fios sem acabar com o efeito natural.
"É um ritual recomendado para qualquer cliente, inclusive grávidas e crianças. O produto é certificado pela Anvisa", garante a cabeleireira Angélica Teixeira, da Ophicina do Cabelo, no Leblon, que aderiu à técnica há quatro meses.
A linha usada pela especialista é a Dixcret One, um produto nacional composto pelos aminoácidos D-pantenol, oxoacetamina e fenoxietanil, que hidratam, repõem a massa e devolvem a plasticidade. O passo a passo é bem parecido com o de outras escovas cuja função é deixar as madeixas mais comportadas. Primeiro, lava-se o cabelo com um xampu adstringente. Em seguida, retira-se 80% da umidade com um secador para, então, aplicar o creme (de aspecto fluido) com um pincel. O passo seguinte é esperar 40 minutos até o aminoácido fazer efeito. Passado o intervalo, Angélica lava de novo, usa uma máscara de nutrição, segura cinco minutos, enxágua, seca e faz a selagem com chapinha.
"Uma das vantagens é que o produto sai sozinho do cabelo. Não precisa deixar crescer. É como se ele fosse se soltando aos poucos", explica. É por isso que o ritual (a partir de R$ 350) deve ser repetido a cada dois ou três meses.