Termina na próxima segunda-feira (31/8), a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomelite. Cerca de 1,2 milhões de crianças ainda precisam ser vacinadas no Estado de São Paulo, de acordo com o Ministério da Saúde.
O público alvo da campanha são crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Todas devem tomar a gotinha, vacina por via oral, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. Neste caso, a dose servirá como reforço na proteção contra a doença.
O Ministério reforçou em comunicado que a campanha deste ano não será prorrogada, então é importante que os pais levem os filhos a um posto de saúde para receber a vacina até a próxima segunda (31).
Bebês entre 2 e 4 meses deverão receber a dose injetável da vacina contra a poliomielite, que não faz parte da campanha, pois fica disponível o ano inteiro no postos de saúde. A vacina contra a paralisia infantil é a única forma de prevenção contra a doença, que não possui tratamento. Junto com a campanha ocorrerá uma mobilização para atualizar a caderneta infantil de vacinação.
Para imunizar, é preciso comparecer a um posto para vacinar o seu filho, não deixe de levar a carteira de vacinação dele. Assim, o profissional de saúde poderá avaliar se existem vacinas em atraso e aplicá-las na hora ou agendá-las para outra data.
Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite
2 meses - Vacina inativada poliomielite (injetável)
4 meses - Vacina inativada poliomielite (injetável)
6 meses - Vacina oral poliomielite – VOP
15 meses - Vacina oral poliomielite (reforço)
4 anos - Vacina oral poliomielite (reforço)