Uma dieta eficiente não é sinônimo de passar fome, mas sim, de escolher alimentos que colaboram para o bom funcionamento do metabolismo e contribuem com o bem estar. Mas, na prática, o que realmente devo riscar do meu cardápio?
Para responder a questão, o médico e pesquisador da área da nutrição, Dr. Patrick Rocha, explica que é possível retomar uma alimentação mais natural e nutritiva e gradativamente, excluir do cotidiano alguns hábitos prejudiciais.
"Dietas hipocalóricas, adotadas por um curto prazo, podem até surtir efeito aparentemente. No entanto, essa perda de peso não é saudável, você passa fome, perde massa magra, sofre e ainda prejudica o funcionamento do metabolismo, o que gera o tal efeito sanfona”, alerta o médico.
“Para emagrecer e permanecer magra, ou seja, para emagrecer de forma saudável e permanente, é preciso adquirir o hábito de consumir alimentos que tragam nutrição para o corpo e excluir, pouco a pouco, aqueles que não oferecem beneficio algum ao organismo", complementa o Dr. Rocha.
Veja cinco quais são os cinco hábitos alimentares responsáveis por arruinar a dieta e interromper a perda de peso, destacados pelo médico Patrick Rocha:
1. Açúcar
Quando falamos em açúcar, logo pensamos em um brownie ou até mesmo em uma torta gelada, não é? No entanto, o açúcar está escondido em diversos produtos, alguns até que nem imaginamos. Os diets e lights, por exemplo, entram nesta lista, assim como molhos de salada industrializados, ketchup, granola e barrinhas de cereal.
2. Trigo
A matéria-prima do pão nosso de cada dia, é quase que onipresente. Só dar uma olhada nas prateleiras do supermercado para perceber como os produtos a base deste cereal são dominantes. O grande problema é que os produtos de trigo, além de não possuírem elevado grau nutritivo, podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois.
3. Bebidas Alcoólicas
O ideal para quem está pretendendo perder peso é suspender o uso de bebidas alcoólicas. O médico recomenda que, se for beber, deve-se evitar as bebidas fermentadas e ter muita moderação.
4. Gorduras Trans
Essas gorduras feitas a partir de óleos vegetais poliinsaturados, como os de soja, milho e canola, são responsáveis por danificar o bom funcionamento do metabolismo, deixando-o mais lento e impossibilitando emagrecer com saúde.
As gorduras trans servem basicamente para melhorar o sabor e aumentar a durabilidade dos alimentos industriais. Para descobrir se um alimento tem ou não gordura trans é preciso ficar atento e olhar no rótulo se possui gordura hidrogenada ou gordura parcialmente hidrogenada.
5. Bebidas Adoçadas
Seja o refrigerante (que a boa ciência mostra ser a bebida mais maléfica que existe), sejam os sucos adoçados ou mesmo os energéticos, essas bebidas são repletas de açúcar, além de outras toxinas que irão desregular os hormônios, aumentam a sua insulina e engorda.