Considerado uma fonte de proteína de maior valor biológico, o Whey Protein tem sido oferecido nas mais variadas formas. O produto já pode ser encontrado em supermercados, farmácias e restaurantes através de barrinhas, sucos e até sorvetes.
Mas será que todas essas opções realmente funcionam para quem deseja investir em uma dieta proteica? Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements, dá algumas dicas. Confira:
1. Qual é a eficácia de produtos industrializados que utilizam Whey Protein, como sorvetes e barrinhas?
Estes produtos são usados como opções para lanches, refeições rápidas. Trata-se de uma estratégia adotada por pessoas que não têm muito tempo para preparar uma alimentação sólida e/ou carregar “marmitinhas” por onde vão. É uma troca que traz benefícios, se a compararmos com outros alimentos de baixo valor nutricional encontrados nas ruas.
2. Esses “snacks” de Whey Protein ajudam na hipertrofia?
Muito pouco. Isso porque quem deseja ganhar massa muscular precisa, além dos suplementos, realizar exercícios físicos para hipertrofia. Além disso, a quantidade de proteínas presentes nos shakes de whey, por exemplo, são bem maiores do que às encontradas nos snacks, portanto mais eficientes para tal objetivo.
3. E com relação ao emagrecimento, funcionam?
Sim. O Whey Protein é considerado um alimento com alto poder sacietogênico, isso significa que ele influencia na regulação da sensação de fome, proporcionando saciedade após seu consumo.
4. Estamos vendo a popularização de vários produtos com Whey Protein em prateleiras de supermercados, farmácias e até docerias. Isso significa que qualquer pessoa pode consumi-los?
Salvo raras exceções, sim. Whey protein é um suplemento que fornece proteínas, e todos os seres humanos precisam deste nutriente para um desenvolvimento adequado do organismo. Mas intolerantes à lactose devem consumir a versão sem esse componente, e, aqueles que têm alergia às proteínas do leite, só podem consumir a versão hidrolisada. Também é preciso ficar atento à quantidade de gordura e açúcares presentes nos snacks, que, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso.
5. E as receitas caseiras que utilizam o Whey Protein para o preparo de doces, pratos? São eficientes?
São eficientes! Levando em consideração que há grande número de pessoas com afinidade ao paladar doce, mas precisam de receitas que sejam isentas de açúcares e pouco calóricas. O Whey, quando substitui o açúcar refinado, pode trazer mais benefícios a saúde. Porém, há de se atentar ao fato de que as receitas que levam o whey ao fogo (quando ultrapassam 80 graus) prejudicam as estruturas proteicas do nutriente, comprometendo suas funções biológicas.