Conheça medidas para prevenir as crianças das doenças de inverno

Lavar brinquedos, leite e higiene, são algumas das prevenções de doenças comuns no inverno

fonte: Guiame, com informações de MSN

Atualizado: Terça-feira, 23 Junho de 2015 as 2:21

O inverno chegou e nesta época as prevenções devem aumentar contra as doenças comuns da estação. Muitos pais procuram afastar os filhos o mais longe possível, evitando que os pequenos fiquem com pés descalços, ingerir alimentos gelados, mas nem sempre é possível evitar.

“Muitas mães vêm ao consultório e dizem que o filho está com ‘baixa resistência’. Isso nem sempre é adequado”, explica a pediatra, alergista e imunologista do Hospital Infantil Sabará (SP) Fatima Rodrigues Fernandes. “O que acontece é que a criança está passando por um amadurecimento do sistema imunológico e há estudos que mostram que é normal ter entre 6 e 8 viroses por ano, até os 3 anos, e que diminuem com a idade e maturidade do organismo.”

Muitas medidas podem ser seguidas para evitar que os filhos adoeçam. Confira a seguir.

Leite

O leite materno funciona como a primeira vacina de seu filho. Ele é responsável pela prevenção de diversas infecções. E depois da introdução de outros alimentos, o leite deve ser oferecido para o fortalecimento dos ossos, dentes e a manutenção do tônus muscular.

Higiene

Lavar bem as mãos após usar o banheiro, depois de brincar e antes das refeições evita diversas doenças. Recomenda-se, ainda, lavar com cuidado copos, louças e talheres, e brinquedos compartilhados.

criança resfriada

Vacinação

Ao seguir o calendário de vacinação, os pais ajudam a fortalecer as crianças contra diversos patógenos, como as bactérias pneumococo e o haemophilus, causadoras de infecções. É importante também que a família toda siga as recomendações e campanhas de vacinação.

Alimentação

Cardápio variado, com frutas, verduras, legumes, carboidratos, gorduras boas e vitaminas garantem um corpo saudável. A hidratação também merece atenção. Ofereça água, sucos naturais e chás para a criança. Outra sugestão é consumir alimentos enriquecidos com probióticos, que treinam o sistema imunológico. Ao se integrarem à flora do intestino, deixando-a equilibrada, esses lactobacilos ou bifidobactérias auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, tais como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, entre outros.

Manter-se longe de cigarro e ácaro

A ausência dessa dupla diminui consideravelmente as chances de a criança apresentar asma, bronquite, pneumonia e outras doenças respiratórias. Manter o ambiente limpo e arejado é fundamental para não irritar a mucosa nasal da criança.

Corpo aquecido

Pés descalços no chão frio, cabelo molhado ao sair no vento e pouco agasalho nos dias frios sobrecarregam o sistema imunológico. Evite, portanto, as mudanças bruscas de temperatura.

Sol

Nosso astro-rei ajuda a sintetizar a vitamina D, que fortalece a imunidade. Cinco a 10 minutos por dia bastam, nos horários de menor intensidade dos raios solares (até 10h e após 16h).

Praticar esporte

Existem dois aspectos. Um é que a criança sai de um ambiente restrito e, portanto, com maior chance de contaminação, e vai para outro arejado e com dispersão de alérgenos. Outro ponto é que brincadeiras ao ar livre ajudam a desestressar os pequenos. E, segundo algumas teorias, crianças menos estressadas ficam menos doentes.

veja também