A obesidade pode causar uma série de problemas de saúde, desde hipertensão, diabetes e problemas nas articulações, sobretudo artrose. Uma das formas de prevenir esses problemas é perder peso. No entanto, de acordo com um estudo do Departamento de Cirurgia Ortopédica do Hospital Roper, Charleston, nos Estados Unidos, danos nos joelhos causados pela obesidade permaneceram iguais mesmo depois da cirurgia de redução de estômago.
Os pesquisadores descobriram que a obesidade mórbida contribui para uma incidência significativamente maior de complicações no pós-operatório, tais como vermelhidão ao redor da ferida cirúrgica, inchaço das pernas, infecções bacterianas, distúrbios respiratórios, neurológicos e de complicações gastrointestinais e arritmias cardíacas após cirurgia no joelho.
No entanto, segundo Rene Abdalla, ortopedista e chefe do Instituto do Joelho HCor, o controle do peso pode reduzir a sobrecarga nas articulações que suportam o corpo, limitam lesões futuras e aumentam a mobilidade.
- Temos vários estudos científicos que comprovam os danos que a obesidade causa para a saúde, sobretudo aos joelhos devido à sobrecarga. Essa nova pesquisa é bastante relevante e mostra que a obesidade é um fato que favorece o aparecimento da artrose e que pode ser prevenido.
O ortopedista explica que após a cirurgia de redução de estômago, o paciente precisa fortalecer sua musculatura antes de iniciar a prática da atividade física sem orientação, pois isso pode resultar em sérias lesões.
- Após serem submetidos a tratamentos para perda de peso (regime, cirurgia bariátrica) esses pacientes se sentem mais confortáveis e com indicação de prática de exercícios.
Nesse momento, aquelas lesões adquiridas durante a obesidade começam a ter um efeito que atrapalha essas atividades e necessitam muitas vezes de tratamento ortopédico adequado.