Deixar de lado a primeira refeição do dia tem impacto direto na saúde, segundo os resultados de um novo estudo espanhol. Pular o café da manhã pode provocar problemas como ganho de peso, risco elevado de diabetes e comprometimento do aprendizado de crianças.
Além disso, deixar de se alimentar logo cedo pode prejudicar o coração, aumentando a chance de desenvolver problemas como a arteriosclerose. A doença compromete o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos órgãos, e pode desencadear problemas mais graves como hemorragias internas e AVCs (acidentes vasculares cerebrais), segundo o site Super Interessante.
A pesquisa analisou a saúde e os hábitos de 4.052 pessoas que trabalhavam em um banco e não tinham histórico de problemas cardiovasculares na família. Elas passaram por uma série de avaliações médicas, que extraíram dados como seu IMC (índice de massa corporal) e seus níveis de colesterol.
Os cientistas também consideraram critérios como escolaridade, tabagismo, e se os voluntários praticavam atividades físicas.