Saiba como evitar olho seco, sintoma comum no inverno

Devido a ausência de chuvas na estação, é preciso se prevenir contra secura dos olhos que é tão comum nesta época

fonte: Guiame, com informações da Assessoria da CLOE Oftalmologia Especializada

Atualizado: Quarta-feira, 24 Junho de 2015 as 12:23

Olho seco é comum no inverno e pode ser evitado
Olho seco é comum no inverno e pode ser evitado

O inverno começou no último domingo (21) e com o início da estação é preciso de prevenir contra um dos sintomas mais comuns que é olho seco. Isso se deve a falta de chuvas nesta época, o que possibilita o sintoma.

Trata-se de um distúrbio do filme lacrimal que pode acometer pessoas de todas as idades. A lágrima exerce um papel fundamental na saúde ocular, atua na imunidade local, transporta oxigênio para o metabolismo das células da superfície ocular, ajuda na cicatrização e regulariza a superfície do olho.

“Portadores de Olho Seco, além do desconforto diário e possível embaçamento visual transitório, têm maior risco de desenvolver infecções oculares com comprometimento visual, dependendo da gravidade do olho seco”, explica a médica oftalmológica da CLOE Oftalmologia Especializada, Luzia Diegues Silva.

Entre os primeiros sintomas que o olhos secos indicam são a sensação de corpo estranho no olho, queimação ocular, dificuldade de abrir os olhos pela manhã, olho vermelho crônico e dificuldade de olhar para a claridade. “Esses sintomas pioram durante o uso prolongado de computador, nas leituras, em ambientes com ar condicionado ou em locais com reduzida umidade do ar”, ressalta Luzia.

O sintoma de olho seco também pode ser decorrente de doenças sistêmicas, por algumas medicações, por outras doenças oculares e deficiências vitamínicas. As causas sistêmicas são caracterizadas pela Síndrome de Sjögren primária ou secundária a doenças do colágeno, como a artrite reumatoide e o Lupus Eritematoso Sistêmico, ou por doenças como a Rosácea. Doenças oculares das mais simples como a Meibomite às mais complexas como o Penfigóide Ocular Cicatricial, podem ser responsáveis pelo Olho Seco Secundário.

O método de tratamento mais básico é o uso de lubrificantes oculares, porém, o conhecimento da doença de base é essencial para o tratamento e controle do Olho Seco. Além de lubrificantes oculares, há possibilidade, dependendo de cada caso, do uso de Soro Autólogo, de Anti-inflamatórios Hormonais tópicos, de Imunomoduladores tópicos como a Ciclosporina, de uso oral de Ômega-3, entre outros. “Se você possui esses sintomas de desconforto ocular, consulte seu Oftalmologista para investigação mais detalhada e para um tratamento direcionado”, avisa a médica. 

 

veja também