Como ser um vaso de honra?

Vamos começar analisando o que a Bíblia revela ante os olhos de Jeremias nessa analogia.

fonte: Guiame, Adriane Ferretti Salvitti e Rodrigo Salvitti

Atualizado: Terça-feira, 27 Agosto de 2019 as 12:08

(Foto: Church of God)
(Foto: Church of God)

Ouvimos sempre que somos vasos na mão do oleiro. Mas temos algo que devemos ver e observar sobre o quanto é profunda essa passagem no livro de Jeremias 18.

A forma das etapas desde o início do barro que se refere a nós e o oleiro que é Deus, é um ensino que contextualiza nossa vida com Deus.

Vamos começar analisando o que a Bíblia revela ante os olhos de Jeremias nessa analogia feita por Deus pra nós através de Sua palavra:

1.Deus nos escolheu antes da formação do mundo, como diz em Efésios 1:4, e quando fazemos essa analogia, vemos que para formar um vaso quem escolhe o barro é o oleiro, que tira esse barro do lamaçal, no qual se refere à nós, para poder começar a trabalhar nele, ou seja, é assim que Ele faz conosco, Ele nos formou do pó e para o pó voltaremos como diz em Gênesis 3:19, e esse barro é encontrado e retirado da lama. E é isso que Deus faz: nos tira do lamaçal do mundo, do erro, do engano, da cegueira, da perdição, para começar a trabalhar em nós. Por isso, já deveríamos ficar muito felizes, alegres e agradecidos a Deus, pois Ele nos escolheu para começar uma grande e perfeita obra em nossas vidas.

2. Quando então é pego esse barro para começar a formar o vaso, não começa a levantá-lo subitamente, é necessário levá-lo primeiro para um tanque e deixá-lo em água mergulhado para amolecê-lo bem, até ficar no ponto em que o oleiro consiga manuseá-lo, pois o oleiro não consegue trabalhar em barro duro. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração…” (Hb 3.7, 15; 4.7). E é isso que Deus, como o perfeito oleiro, faz conosco e para que Ele consiga trabalhar em nós, precisamos abrir nosso coração, não podemos ter um coração duro, seguir nossos próprios valores, conceitos e princípios, pois isso impede Ele de trabalhar e nos moldar. Muitos até conhecem e já ouviram falar do Oleiro, mas não querem se submeter aos seus ensinamentos.

Outra coisa é essa água que nós falamos que amolece e deixa esse barro preparado para o oleiro formar o vaso. Isso se refere à palavra de Deus,“… Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14.

A palavra de Deus é que nos transforma, retira de nós toda a cauterização da mente, do erro, do pecado, e faz a cada um de nós vasos de honra, novos, feitos pelas mãos de Deus.

3. Interessante e incrível que quando se pega um barro muito duro e ele fica no tanque pra amolecer, dependendo do tipo de barro as vezes demora-se mais tempo para a água penetrar e deixá-lo em perfeito estado, ou seja, existem pessoas que são mais difíceis de deixar a palavra de Deus penetrar e moldá-las e isso vai interferir tanto no agir de Deus na vida dessa pessoa assim como trará consequência no crescimento e aperfeiçoamento do vaso. Isso tudo então depende diretamente de nós “barros” de sermos humildes a apreender, obedecer e não nos colocarmos mais na nossa vontade, mas sim na vontade de Deus.

4. O tipo de barro, a qualidade da sua terra, vai interferir também no crescimento do vaso, porque dependendo do barro ele vem cheio de sujeira, pedras, entulhos que irão atrapalhar no processo da formação do vaso, em Mateus 13 :23. “A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.” E essas pedras e sujeiras entranhadas no barro são os traumas, os pecados, o orgulho, a vaidade, a soberba... que irão atrasar o desenvolvimento do barro, pois o olheiro terá que parar para retirar esses obstáculos, para continuar formando o vaso , as mãos do oleiro não querem parar, mas é necessário retirá-los de nós. Para que lá na frente eles não sejam sabotadores e não façam rachar e por conseguinte quebrar esse vaso. Só se forma o vaso quando o oleiro movimenta o barro em suas mãos e é por isso que não podemos deixar esses impedimentos atrapalhar nem atrasar o nosso crescimento em Suas mãos. Não é Deus que para, somos nós que temos entulhos que Ele tem que tirar de nós para fazer de nós vasos para o propósito que nos chamou e completar Sua boa obra em nós.

O oleiro quer que nós nos entreguemos a Ele, nos esvaziando de nós mesmos e deixando o Pai realizar Sua obra em nós, assim como mostra em Filipenses 2:7, que “Jesus se esvaziou de si mesmo” e Paulo em Gálatas 2:20 “que não viva mais eu mas Cristo viva em mim”, são exemplos daquilo que também devemos ser e fazer em nosso caminho à seguir aqui nesse mundo.

5. Outro ponto que podemos observar é que o oleiro põe o barro no meio da prancha giratória para manuseá-lo bem e formá-lo, isso se faz para que além de não cair pra fora da prancha o barro, também se faz para o oleiro ter o barro no centro de suas mãos, para um melhor manuseio e fazê-lo conseguir alcançar a forma perfeita do vaso, ou seja, Deus nos coloca para trabalhar em nossas vidas no centro da Sua vontade, para sermos transformados , com a renovação da nossa mente e vivendo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus que diz em Romanos12:2.

6. Algo incrível e precioso é a maneira que Deus faz crescer o vaso, vemos que para ir moldando e fazendo o vaso esticar e ampliar é preciso que o oleiro coloque as mãos dentro do vaso para ir trabalhando por dentro para conseguir esticar o barro, firmando e dando forma ao corpo durante seu crescimento, e isso é o que o Deus quer que entendamos, que Ele é um Deus que habita e vive dentro de nós como vemos no livro de Lucas 17:20,21, onde Jesus ensina que o reino de Deus está dentro de nós, não de aparência visível, por isso a nossa maior importância deverá ser como estamos dentro, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar como diz em Mateus 6:33, e sabendo que quando vivemos esse reino dentro, aí sim automaticamente as demais coisas tanto de dentro, mas também como fora nos serão acrescentadas.

7. A água que se refere a palavra de Deus é tão importante é necessária nesse processo de formação do vaso que desde o começo no início conforme o barro recebe água, esse processo de receber água perpetuasse até o final. O tempo inteiro o oleiro coloca água no barro , do começo ao fim, para que ele não volte a endurecer e para que ele consiga continuar o moldando, e isso vemos que em nossas vidas temos que nos encher e meditar da palavra de Deus todos os dias, dia e noite como nós vemos a instrução de dada por Deus no livro de Josué 1:8 .

E essa água além de aperfeiçoar tem uma característica que conforme ela é acrescentada ao barro a tendência do barro é diminuir, e só quem faz ele crescer e esticar são as mãos do oleiro, no livro de João 3:30 “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”, quanto mais ensinamentos de Deus, quanto mais presença do reino dentro de nós, mais conseguimos enxergar que nada somos sem Deus, nos sentimos pequenos diante a tanta majestade e sabedoria, por isso que Jeremias teve descer a casa do oleiro, pois só quando você desce, diminuiu, é que Deus te faz crescer, quanto mais você tiver humildade, apreender, mais Ele reina e te faz crescer, mais Ele exaltará Seu nome na sua vida, como diz em Lucas 18:14 "Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

8. E por último o vaso é colocado no fogo, onde irá brilhar como vaso polido, e esse fogo refere-se ao Espírito Santo que vem nos convencer e testificar, presença viva de Deus em nós de tudo aquilo que aprendemos, não ficando somente na letra mas com o Espírito que vivifica em nós como vemos no livro de 2 Coríntios 3:6. Antes da vinda de Jesus, o povo só tinha acesso 1 vez ao ano à Deus só através do Sumo Sacerdote no templo, mas Jesus veio, foi crucificado e ao terceiro dia ressuscitou e deixou o Espírito Santo onde vemos no livro de Atos 2:3 “E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles”, que é Deus habitando dentro de nós, fazendo-nos “queimar” com a manifestação de sua Glória e presença viva e nos dando agora a oportunidade de termos acesso à Ele por meio de Jesus. Dentro de todas as etapas do barro na mão do oleiro, que nós possamos entender e esforçarmos a vivenciá-las, para assim conseguirmos fazer com que Deus olhe para nossas vidas e ao final diga: esse é minha obra, um vaso de honra.

Que Deus abençoe, Slalom!

Por Adriane Ferretti Salvitti, pastora da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante nas áreas de saúde e espiritualidade fisioterapeuta e Health Coach

Rodrigo Salvitti, pastor da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante na área de espiritualidade e fisioterapeuta.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também