É na prática da palavra que alcançamos a vitória

Entre conhecer e praticar existe um abismo, que influencia a vida das pessoas sobre a Terra.

fonte: Guiame, Adriane Ferretti Salvitti e Rodrigo Salvitti

Atualizado: Terça-feira, 3 Setembro de 2019 as 12:17

(Foto: Logos)
(Foto: Logos)

Em Oséias 4:6 diz que “meu povo perece por falta de conhecimento”, e durante muito tempo sempre preguei somente esse versículo isolado dizendo que as pessoas sofriam na Terra porque não conheciam a verdade da Bíblia. Mas, com o passar do tempo, percebi que não era bem assim. Na verdade, muitas pessoas conhecem a palavra de Deus, sabem, já ouviram falar de Jesus, tiveram oportunidade de saber o que era certo, mas o que acontece é que a maioria delas não quer se submeter à praticar da palavra da qual sabem e foram instruídas.

Vemos, em versículos muito conhecidos, onde falam da importância da prática da palavra de Deus, como em Mateus 7:24-27. E esses versículos é que nos respaldam, nos dando a certeza de que, quando ouvimos, e, aí sim, colocamos em prática a em nossa vida, ficamos alicerçados na rocha, ou seja, em Cristo e nos princípios de Deus. E toda promessa de Deus está atrelada a um princípio. Por isso, quando praticamos o que Deus nos fala e nos ensina, nós nos asseguramos na verdade, na Sua fidelidade e automaticamente a recompensa dessa semente trará frutos ao longo de nossos dias.

O povo busca tanta bênção, vitória, soluções para seus problemas, mas Deus quer nos fazer entender que é necessário praticarmos primeiro seus princípios; devemos entender que antes vem a prática dos Seus conceitos e valores para além de alcançarmos as bênçãos. Deus quer nos fazer ter não somente vida, mas sim vida em abundância e vida eterna.

Anomia’, em grego, consiste no descumprimento e não prática da palavra de Deus. Vemos nessa passagem do livro Mateus, a qual citamos, que quem não coloca em prática os ensinamentos do Senhor vê sua vida desmoronar, pode até achar que a vida – a casa, o caminho –, está segura, mas a qualquer momento, como areia, irá desabar, será destruída.

Em 1 João 5:19 diz que “o mundo jaz do maligno”; e por que diz isso? Porque o pecado está ativo nas pessoas, pois elas não querem negar-se a si mesmas, querem continuar com seus pensamentos, conceitos, não quererem negar seus próprios prazeres e deixam, então, de praticar a palavra de Deus. Por isso que o mundo, com o crescimento do pecado, da iniquidade, ficará cada vez pior e mais difícil.

Mas aí você pode perguntar, então: “Adianta buscarmos a Deus? Pois o mundo já jaz do maligno. E a resposta para essa questão é mais que clara. Aí sim é que temos que buscar a Deus e ter a certeza do que essa palavra, quando a compreendemos e se torna presente em nós como uma semente, nos garantirá coisas boas e frutos que se multiplicarão a 30, 60 e a 100 por cada princípio vivo em nosso caminho, como diz em Mateus 13:23.

E isso é escolha de cada indivíduo. Temos o livre arbítrio e cada um irá colher o que plantar. Por isso devemos receber a palavra de Deus, e essa semente deve se tornar nossa verdade, nosso caminho e nossa vida, independentemente do mundo e das pessoas, pois Deus é um Deus de indivíduos e ministra Sua particularidade a nós como filhos, cada um com sua história e propósito.

As pessoas se iludem achando que, por conhecerem a palavra de Deus e irem à igreja, Deus tem que abençoá-las e fazer tudo por elas. Vemos no livro de Tiago 1:22 que diz “Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos”.

Deus quer nos fazer Sua imagem e semelhança e para isso devemos praticar para conseguirmos nos tornar a verdadeira imagem de Cristo, na qual as pessoas enxerguem, em nós e através das nossas atitudes, o exemplo de um cristão. Que exalemos Seu perfume onde quer e com quem quer que estejamos.

Em hebraico os termos ‘ouvir e obedecer’ são iguais, vem da mesma palavra shama, pois sempre que Deus fala, nos ensina, Ele quer que, além de nós O ouvirmos, nós automaticamente O obedeçamos.

Espero que a partir de hoje, através dessa leitura, seus olhos se abram e você possa desfrutar dos benefícios de suas atitudes e práticas, de suas ações do maravilhoso amor de Deus por nós, que deixou o maior e melhor manual da vida para assim seguirmos.

Deus os abençoe, Shalom!

Por Adriane Ferretti Salvitti, pastora da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante nas áreas de saúde e espiritualidade fisioterapeuta e Health Coach

Rodrigo Salvitti, pastor da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante na área de espiritualidade e fisioterapeuta.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também