Nossas conquistas têm um preço

No caso de nós, cristãos, esse preço, inclusive vai além do esforço físico e alcança as profundezas espirituais.

fonte: Guiame, Darci Lourenção

Atualizado: Sexta-feira, 11 Julho de 2025 as 1:02

(Foto: Pexels/Tara Winstead)
(Foto: Pexels/Tara Winstead)

Ouço muita gente dizendo: “Tudo para mim é difícil!” Penso que você já tenha ouvido essa lamentação também, ou, quem sabe, a tenha declarado. Mas o fato é que nossas conquistas têm um preço. No caso de nós, cristãos, esse preço, inclusive vai além do esforço físico e alcança as profundezas espirituais.

Enquanto estamos no Reino de Deus, aprendemos que mesmo as promessas mais “alcançáveis” – um casamento feliz, uma família amigável, um bom emprego, fazer faculdade, ter uma empresa – exigem dedicação e perseverança.

Nada será fácil, mas tudo será possível! Quando confiamos na Palavra de Deus, enfrentamos os desafios, lamentamos e choramos, mas acima de tudo perseveramos, crendo que Jesus é fiel para nos fazer viver as promessas.

O escritor e pastor John C. Maxwell, diz: “Sonhos são de graça, mas a jornada não. Você deve estar disposto a pagar o preço do trabalho duro para realizar seu sonho.”

Lembra-se de José? O que ele precisou passar para que seus sonhos fossem realizados? Tenho certeza de que nem eu nem você passamos pelo que o filho de Jacó passou: ele teve que viver anos e anos longe de sua casa, família, cultura, fé... Ele foi falsamente acusado, sua reputação ... e acabou preso

Mas como diz aquele ditado popular: “Não importa como começa, mas sim como termina”.

O esforço e a perseverança de José o levaram ao topo! E foi nesse lugar que ele ainda se mostrou um homem com o coração verdadeiramente íntegro e solidário, capaz de perdoar e ajudar aqueles que o haviam prejudicado.

Foi um preço alto, mas valeu a pena. Deus esteve com ele o tempo todo: no poço, na prisão, no palácio. E essa é a diferença.

Em Lucas 17:21, Jesus ensina que "o Reino de Deus está dentro de vós." Isso significa que temos a fonte de resistência durantes as provas até chegarmos no cumprimento da promessa.

Você certamente já leu a parábola do semeador. Ela é narrada por Jesus em Mateus 13:3-9, que ensina sobre o processo de semear a Palavra de Deus. O solo fértil não emerge sem preparação, assim como nosso coração deve ser cultivado para receber e nutrir a semente da Palavra. Esse processo requer cuidado, renúncia e persistência, características que nos conduzem à maturidade espiritual e à frutificação abundante descrita por Jesus na parábola.

Semear é árduo; em terra seca mais ainda. Porém, sem essa tarefa não há alimento. Cada passo que damos em direção ao nosso sonho ou promessa reflete não apenas nosso esforço, mas a graça e a direção de Deus, que nos capacita a viver uma vida plena e com propósito.

Quer seja em nossa vida pessoal ou no Reino de Deus, sempre haverá esforço e um preço a pagar. Lembre-se: Não é fácil, mas é possível. Permaneça firme em direção às promessas e aos sonhos e caminhe rumo a eles.

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção (@pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O poder sutil do ego: Como a certeza de estar certo pode nos enganar

veja também