Já ouviu a frase: “Agora só Deus para resolver”? Talvez você mesmo já tenha dito ou ouvido muito isso, inclusive de pessoas cristãs, que têm fé em Jesus. De forma inconsciente, elas acabam demonstrando que já foi feito tudo o que era possível sobre suas dificuldades ou problemas e, que agora, só Deus poderia trazer a solução.
Hoje quero que você reflita comigo não apenas sobre essa frase, mas sobre o que ela significa. Ela mostra uma desconexão entre a realidade do nosso mundo, que traz dores, doenças, separações, perdas, desemprego e tantas outras aflições, com a realidade do mundo espiritual, que tem alívio, cura, restauração e toda sorte de bênçãos.
É isso que o apóstolo Paulo nos ensinou em sua carta à Igreja de Éfeso: “Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e sem culpa diante dele (Efésios 1:3-6 NVI).
Mas onde encontrar essas bênçãos? Onde conseguir a resposta não como último recurso, mas como o primeiro? No altar de Deus!
Este altar representa um lugar sagrado de oração, reflexão e encontro com o Pai, onde a mente e o espírito podem encontrar as respostas que busca, além da paz e da sabedoria necessárias para enfrentar os desafios da vida.
A Bíblia é repleta de versículos que destacam a importância de buscar a Deus em momentos de necessidade. Um exemplo claro disso está em Jeremias 33:3: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”
Quando oramos estamos em conexão direta com Deus, com Aquele que pode todas as coisas! Claro que isso não quer dizer que estaremos em oração apenas para pedir, mas para nos alinharmos com a vontade do Pai, que é boa perfeita e agradável
O filósofo, teólogo e poeta dinamarquês Søren Kierkegaard fez a seguinte declaração: “A oração não muda Deus, mas muda a quem ora”, indicando que o processo de buscar respostas no altar de Deus transforma a pessoa, oferecendo clareza e direção a ela nos momentos em que tudo parece sem saída. Muitas vezes a solução está diante dela, mas não viu porque está aflita, desesperada, sem rumo... Mas na oração, Deus a revela.
Mas orar não traz respostas apenas do ponto de vista espiritual. É uma ação que reflete no psicológico, sendo associada a inúmeros benefícios para a saúde mental.
Carl Jung, um dos psicólogos mais influentes do século 20, reconheceu o valor espiritual na psicoterapia. Ele afirmou: “Entre todos os meus pacientes na segunda metade da vida – isto é, acima dos 35 anos – não houve um único cujo problema, em última análise, não fosse o de encontrar uma perspectiva religiosa da vida.” A busca por respostas no altar de Deus pode ser vista como uma forma capaz de encontrar significado e propósito, elementos essenciais para o bem-estar emocional.
A Bíblia também nos orienta a confiar em Deus durante a busca por respostas. Provérbios 3:5-6 nos ensina: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Entenda que o altar de Deus é um refúgio onde podemos buscar as respostas que precisamos, tanto para questões espirituais, emocionais e qualquer outra. Então, meu conselho para você hoje e todos os dias da sua vida: Vá ao altar de Deus e busque as respostas que você precisa!
O Pai ama você!
Darci Lourenção
Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Viva a esperança: O que esperamos em Cristo?