Tudo o que tenho foi Deus que me deu

Nossas posses não são frutos do nosso próprio esforço ou mérito, mas são resultados da bondade e do amor de Deus por nós.

fonte: Guiame, Darci Lourenção

Atualizado: Sexta-feira, 7 Fevereiro de 2025 as 1:53

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A vida cristã é fundamentada na compreensão de que tudo o que temos, seja material, emocional ou espiritual, provém de Deus. A ideia de que nossas posses e conquistas são “dádivas”, e este é exatamente o termo na Bíblia, é refletida em diversas passagens.

Em Tiago 1:17, lemos este texto claríssimo: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." O escritor diz que “toda” e não apenas algumas dádivas vêm de Deus. Com isso, ele nos ajuda a reconhecer que nossa capacidade de conquistar é, na realidade, um reflexo da graça de Deus.

A teologia – o estudo sobre Deus – sempre enfatiza que a soberania de Deus sobre todas as coisas implica em Seu controle absoluto sobre as nossas vidas. O pastor e escritor John Piper nos lembra isso: "Deus é o criador de tudo o que existe e o sustentador de tudo o que existe. A razão pela qual temos o que temos é porque Ele decidiu nos dar."

Essa visão nos ajuda a entender que nossas posses não são frutos do nosso próprio esforço ou mérito, mas são resultados da bondade e do amor de Deus por nós.

Na Bíblia, há inúmeras referências à provisão divina. Em Deuteronômio 8:18, Deus lembra ao Seu povo: "Mas te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é Ele quem te dá a força para adquirir riquezas." Aqui aprendemos claramente sobre a dependência total do ser humano em relação a Deus, que é a fonte de todas as nossas conquistas.

Reconhecer isso é um passo importante para uma vida de humildade e agradecimento. Então, precisamos sempre expressar nossa gratidão dizendo: Tudo o que tenho foi Deus que me deu.

Em meio ao reconhecimento de que tudo vem de Deus, somos chamados a administrar com sabedoria o que nos foi confiado. Somos mordomos, como alguns estudiosos das Escrituras dizem, e não os donos absolutos de nada.

O teólogo A. W. Tozer, em seus escritos, alerta: "Quando o homem se torna orgulhoso das suas posses, ele perde de vista o fato de que Deus é o verdadeiro proprietário de tudo." Pessoas assim se perdem nas suas posses passageiras e se esquecem de que a vida vai além das coisas.

A parábola dos talentos, contada por Jesus em Mateus 25:14-30, reforça essa ideia de mordomia. Os servos que foram fiéis aos talentos dados pelo mestre receberam mais em recompensa, enquanto o servo que não usou corretamente o que lhe foi dado foi repreendido. A lição aqui é clara: devemos utilizar nossas habilidades, recursos e bens para o bem de outros e para a glória de Deus. Tudo o que temos é uma responsabilidade, e a maneira como lidamos com isso diz muito sobre nossa gratidão e nosso compromisso com o Senhor.

Quando entendemos que "tudo o que tenho foi Deus que me deu" passamos a levar uma vida de humildade e serviço. Como diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 4:7: "Pois quem faz a diferença entre você e outra pessoa? E o que você tem que não tenha recebido?" A resposta a essa pergunta é clara: tudo o que temos é dom, é dádiva, é presente de Deus. Que nós possamos ter gratidão por tanto!

O Pai ama você.

 

Darci Lourenção (pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O louvor é o respirar da alma

veja também