MENU

A mulher de Provérbios 31:10-31

A mulher virtuosa de Provérbios é uma referência para as mulheres que professam sua fé em Jesus Cristo.

fonte: Guiame, Ediudson Fontes

Atualizado: Quarta-feira, 13 Março de 2024 as 3:01

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Dia 8 de março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Creio que essa data, tão expressiva para as mulheres, não pode ser ignorada pelos homens, que devem demonstrar o seu amor a elas, como está escrito: "Cristo amou a igreja e se entregou por ela" (Efésios 5:25).

Nas igrejas, geralmente o texto mais utilizado para comemorar esse dia é o de Provérbios 31:10-31; por esse motivo, iremos abordar um breve comentário sobre o capítulo.

A expressão "mulher virtuosa" significa excelência, valor moral, capacidade e nobreza. A mulher do texto possui várias qualidades que podemos pontuar. Não é uma mulher preguiçosa e vulgar, que não produz nada em seu benefício, da família ou da sociedade. A mulher do texto de Provérbios não se acomoda às situações. Mas se ocupa em exercer a sua função, pois essa capacidade que ela tem vem do próprio Deus. A mulher virtuosa de Provérbios é uma referência para as mulheres que professam sua fé em Jesus Cristo. 

A mulher cristã não é uma pessoa que vive sob influência de conceitos mundanos. Mas segue os conselhos da Palavra de Deus (Salmos 119:105). No versículo 11, duas palavras que merecem destaque: coração e confiança. O amor de seu marido está conectado nela, porque ele ama. O casamento não está baseado em "paixões momentâneas", mas no amor que é a base principal (1 Coríntios 13). A lealdade deles é uma forte característica de compromisso que o casal tem um com o outro.

Os versículos 13-15 enfatizam seu trabalho árduo, como a habilidade.  O texto bíblico é bem claro e diz que a mulher faz o que gosta e se realiza em diversas atividades. Ela, com a sua lealdade, trabalha para ajudar o seu esposo. Não faz isso para "disputar" com o seu cônjuge.  A expressão "ainda de noite se levanta" é uma demonstração de preocupação com a família e seus servos. Não é uma mulher egoísta que não se preocupa com os outros. Ela não desperdiça o tempo e oportunidade. Mas se levanta cedo para fazer as suas tarefas (Provérbios 31:15). E se for necessário, fica acordada até tarde (Provérbios 31:18).

A expressão bíblica "examina uma herdade", no versículo 16, é uma demonstração que essa mulher sabe lidar de uma forma diligente com os recursos financeiros e de uma forma segura. Setores da sociedade afirmam que as mulheres são as que mais que gastam dinheiro de forma imprudente, trazendo como consequência brigas entre o cônjuge, porque fez dívidas que não era para ter sido feita ou estoura o limite do cartão. São essas entre outras situações que fazem essa imagem da mulher que não merece confiança. Não podemos esquecer que os homens também, em muitas situações, são irresponsáveis com a questão financeira. Mas a mulher virtuosa do livro de Provérbios dá uma lição, de que podemos sim lidar com as nossas finanças, sem cair no caminho extremo do consumismo.

A mulher virtuosa trabalha para servir à família e ajuda os necessitados (Provérbios 31: 20-22). A mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e conquista (Provérbios 31:23). É certo que a mulher virtuosa procura vestir-se com belas roupas e estar sempre bonita (Provérbios 31:25). Mas esse versículo também pode ser interpretado de forma metafórica, como vestes de força e dignidade, qualidades morais e espirituais. Ela é sábia (Provérbios 31:26). Ela é abençoada pelos filhos e pelo marido (Provérbios 31:28, 29). Mas o segredo de sua vida é temer a Deus e procurar obedecer à sua Palavra (Provérbios 31:30, 31).

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Capacitismo Religioso e o Evangelho de Cristo – Parte 2

veja também